Gato brasileiro quer entrar para o Guinness como o maior do mundo
Com 1,30 metro, o felino da raça maine coon, apelidado de Xartrux, quer entrar para o Guinness como o maior gato do mundo. Veja fotos
atualizado
Compartilhar notícia
Um felino brasileiro da raça maine coon quer entrar para o Guinness World Records como o maior gato do mundo. Com 1,30 metro e pouco mais de 10 quilos, Xartrux pode superar o atual recordista do livro de recordes, um outro bichano italiano da mesma raça que mede 11 centímetros a menos.
De acordo com o portal G1, o gato mora em Jaú, no interior de São Paulo, com os tutores Márcia Oliveira e Jean Martins. O casal já protocolou a documentação e as fotos exigidas pelo Guinness Book e, agora, espera o parecer oficial do livro dos recordes, que deve acontecer entre abril e maio.
“Ele nasceu em casa e era o menor gatinho da ninhada, não tinha nem 80 gramas. Ele era muito pequenininho, achávamos que ele não ia se desenvolver, mas, aos poucos, ele foi passando os irmãos dele. Eu não imaginava que ele fosse ficar desse tamanho”, afirmou a tutora Márcia, ao G1.
Com apenas quatro meses de vida, Xartrux já era um gato acima do normal e foi se destacando em competições. Os cuidados com o bichano envolvem alimentação balanceada, banhos regulares e escovações frequentes. “As despesas que a gente tem eu nem considero gastos, mas, sim, investimentos no bem-estar”
Ainda de acordo com Márcia, o “gigante” apresenta todos os padrões da raça, como o tamanho e a docilidade. “Ele é um gato doce, querido, companheiro, bonachão, preguiçoso, faz o que ele quer com a gente”. Além dele, os tutores possuem gatos da raça persa, sphynx, siberianos, masquerade e sem raça definida — todos castrados.