Fotografia real de flamingo “sem cabeça” fica em 3º em concurso de IA
O fotógrafo e escritor Miles Astray se inscreveu na categoria de IA no Concurso 1839 Awards — entretanto, a imagem é real
atualizado
Compartilhar notícia
A foto de um flamingo aparentemente “sem cabeça” ficou em terceiro lugar em um concurso internacional para imagens geradas por inteligência artificial (IA). O fotógrafo e escritor Miles Astray se inscreveu na categoria de IA no Concurso 1839 Awards — entretanto, a captura é real, e foi tirada pelo artista em Aruba, depois de acordar em plena madrugada para visitar uma praia povoada por essa ave.
Astray não imaginava que a “falsa” imagem gerada por IA levaria um posto no pódio da disputa. Na foto, que parece irreal, é possível ver um flamingo dobrando o pescoço para se coçar com o bico, na região de sua barriga. O resultado? Uma ave rosa “sem” cabeça, criação digna de inteligência artificial.
Em entrevista à revista americana Fortune, o fotógrafo revelou que se surpreendeu com a reviravolta da fotografia.
“A imagem de um flamingo aparentemente sem cabeça é tão real quanto o arranhão na barriga que a ave está fazendo, com o pescoço enfiado abaixo do tronco. Pensei que se conseguisse conquistar o júri de alto nível do prémio com a minha participação, provaria que o conteúdo produzido pelo homem não perdeu a sua relevância “, confessou.
Miles é conhecido por combinar escrita e fotografia com ativismo artístico. E apesar da sua demonstração de resultados surpreendente, a imagem foi desclassificada do concurso. O ponto que o fotógrafo provou seria de que “nossos cérebros ainda não estão sintonizados com o novo normal. Essas imagens de IA tornaram-se indistinguíveis das representações da realidade.”