Fofura! Evento reúne golden retrievers para celebrar 155 anos da raça
Centenas de golden retrievers se reuniram nas ruínas de Guisachan House, na Escócia, para comemorar o 155º aniversário da fundação da raça
atualizado
Compartilhar notícia
Explosão de fofura! Centenas de golden retrievers se juntaram em frente ao casarão histórico de Guisachan House, na Escócia, para celebrar os 155 anos da raça. O encontro aconteceu na última quinta-feira (13/7) e reuniu cães de várias partes do mundo.
Durante o evento, foram realizadas palestras e um “show de truques” dos golden retrievers. A programação contou ainda com uma procissão de 1,6 km com os cães, que foi coordenada por um escocês tocando gaita de fole. O momento foi encerrado com uma versão da música 500 Miles, da banda Proclaimers.
Ao término do encontro, os pets ficaram sentados em frente à mansão, local onde oficialmente nasceram os primeiros filhotes da raça, para que os tutores registrassem o momento. O evento foi organizado pelo Golden Retriever Club of Scotland, instituição responsável por planejar um encontro a cada cinco anos.
“Queremos manter a confiança, o companheirismo e a lealdade — todas as coisas sobre as quais o golden retriever foi construído”, disse a secretária Carol Henry à BBC News. Segundo ela, o evento tinha como objetivo promover a história, a tradição e a criação adequada da raça.
Cães de mais de 12 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Alemanha, Holanda, Romênia, Itália e Croácia, estiveram presentes em Guisachan House.
A criação da raça golden retriever
Conhecido como o criador da raça, o empresário e parlamentar Dudley Marjoribanks buscava um cão de médio porte para a caça em terrenos montanhosos. Quando foi em 1868, ele cruzou um Wavy Coated Retriever dourado, batizado de Nous, com uma Tweed Water Spaniel, chamada de Belle.
Os filhotes foram chamados de Primrose, Cowslip e Crocus. Algumas pessoas relatam que a primeira ninhada teve quatro cachorros. Mais de 40 anos depois, em 1913, o golden retriever foi oficialmente reconhecido como uma raça pelo The Kennel Club, a maior organização dedicada a assuntos caninos.
Dócil, a raça é bastante querida e convive bem com crianças e idosos.