Extremamente rara, gazela de seis patas é avistada em Israel
Embora tenha essa característica inusitada, o animal é saudável e vive em uma reserva perto da Faixa de Gaza
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, uma gazela-da-montanha com seis patas foi avistada a poucos quilômetros da Faixa de Gaza. Após perceber que o macho teria uma característica atípica, um reservista do Exército israelense, Amir Balaban, enviou uma foto do animal para a Sociedade de Proteção da Natureza em Israel (SPNI).
A organização ambiental sem fins lucrativos analisou a imagem e afirmou que a gazela de seis patas realmente é um caso raro, uma vez que esse tipo de formação poderia levar o animal à morte.
Após nascer em uma ninhada que precisou lidar com muitos predadores que colocam jovens filhotes em perigo, o macho adulto vive uma vida saudável na reserva de Nahal HaBasor, no deserto de Negev (Israel). Veja vídeo.
“O macho é forte e tem três gazelas fêmeas, além de um filhote. Ele foi visto hospedando as fêmeas nos campos. As pernas extras nas costas não representam nenhum desafio para ele”, contou Balaban à CBS News.
A anormalidade genética ocorre, segundo experts, em decorrência de um outro filhote da mesma ninhada não ter se desenvolvido totalmente.
Segundo o SPNI, casos de polimelia — malformação congênita na qual o animal tem um número de membros a mais do que o normal — acontece frequentemente em bovinos, aves e répteis, mas este é o primeiro caso conhecido documentado numa gazela-da-montanha no Oriente Médio.
A espécie, vale destacar, é protegida em Israel.