Experts listam 5 sinais pouco conhecidos de que os cães estão com dor
Como os cães não falam, pode ser difícil identificar quando eles estão sofrendo. Confira sinais que indicam problemas de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Diferente dos seres humanos, os cães não conseguem demonstrar que estão com algum problema de saúde, afinal, eles não falam. Por isso, especialistas em comportamento animal emitiram um aviso urgente aos tutores sobre sinais pouco conhecidos de que o pet está com muita dor.
Segundo os veterinários, há uma série de indícios que indicam que o cão está enfermo. O primeiro está relacionado com o comportamento antissocial ou agressivo do animal, revelaram os profissionais do serviço veterinário de emergência Vets Now.
Abaixo, confira outras formas de saber se o seu cachorro está sentindo muita dor:
Mudança de hábitos
Uma maneira dos cães deixarem claro que estão com problema de saúde é mudando os hábitos diários. Segundo especialistas, os animais que sentem dor geralmente dormem mais para tentar se curar. É possível também que eles estejam com dificuldades para se movimentar e serem ativos.
Falta de apetite e inquietação
A perda de apetite e diferenças perceptíveis na quantidade de água ingerida são sinais comuns de problemas de saúde. Além disso, os especialistas em comportamento animal também recomendam observar os latidos e uivos excessivos, assim como a inquietação.
“Se o seu cão anda de um lado para o outro repetidamente, não demonstra estar confortável ou dorme menos, pode haver um problema subjacente”, afirmaram os veterinários ao portal britânico The Sun.
Tremedeira no corpo
Assim como os humanos, os cães podem estar tremendo não só por conta do frio. A tremedeira em animais pode sinalizar dor – ou algo mais sério, como envenenamento, pancreatite ou doença renal.
Lambidas excessivas
Cachorros que lambem ou mordem uma determinada área do corpo podem estar fazendo isso por sentir dor no local. “Quando um cão se machuca, seu primeiro instinto costuma ser limpar e cuidar da ferida lambendo-a”. Os cortes são mais óbvios mas, às vezes, a dor pode ser interna.
Resistência para andar
De acordo com os veterinários, a claudicação canina (termo médico que se refere à dor de caminhar) são dois dos sinais mais óbvios de dor em cães. A maioria dos casos envolvem lesões, torções ou até mesmo artrite. Caso o animal não esteja tão ativo como de costume, isso significa que o pet não está bem.