Experts listam 3 dicas que devem ser consideradas ao alimentar o pet
Duas veterinárias compartilharam dicas de alimentação para proporcionar um estilo de vida saudável para os pets. Confira detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
Para manter os pets ativos, dispostos e saudáveis, os tutores precisam estar atentos à alimentação. Pensando nisso, duas veterinárias deram dicas para garantir que os cães permaneçam saudáveis e não atinjam a marca da obesidade, que acomete muitos animais no Brasil.
“Cada vez mais pessoas estão criando animais de estimação hoje em dia, especialmente cães. Chegamos a um ponto em que precisamos de atenção urgente antes que piore ainda mais”, explicou Nina Downing, veterinária da entidade britânica People’s Dispensary for Sick Animals (PDSA), ao jornal Express.
Diga não às sobras
De acordo com Nina, muitos cães recebem as sobras da comida humana, o que pode levar a maus hábitos alimentares. “Às vezes somos culpados de exagerar, mas, preocupantemente, 36% dos tutores admitem dar regularmente sobras aos seus animais de estimação”.
Embora uma guloseima de vez em quando não prejudique os pets, alimentá-los regularmente em excesso pode levar a sérios problemas de saúde, como sobrepeso.
Reduza a ingestão de calorias
Além de consultas veterinárias, existem algumas medidas simples que podem ajudar os animais a ter uma vida mais saudável. Uma delas é utilizar uma balança para pesar a comida do bichinho. Segundo a veterinária Lauren Hayes, é “bastante fácil alimentar os pets com muita comida”.
“Considere trocar por petiscos de baixas calorias ou reduzi-las pela metade para diminuir a ingestão calórica. Na consulta, você também pode perguntar ao veterinário sobre a mudança para uma dieta desenvolvida para perda de peso”, afirmou a veterinária ao jornal.
Atente-se aos problemas de saúde
Lauren afirmou que os animais de estimação com excesso de peso são mais propensos a sofrer com problemas de saúde, como diabetes e doenças do trato urinário. Além disso, o excesso de gordura pode piorar outros quadros, a exemplo de artrite e dificuldades respiratórias.
“Depois que seu animal de estimação atingir o tamanho e a forma ideais, ele ficará mais saudável, feliz e ativo. Eles também terão a melhor chance de viver uma vida longa e saudável”, finalizou Lauren.