Experts dão dicas de como treinar seu cão para ser um pet atleta
Os cães que participam de competições esportivas precisam de preparos específicos; confira alguns deles!
atualizado
Compartilhar notícia
Em algum momento você já considerou elevar as habilidades do seu cão para os esportes? Ser um pet atleta, independente da modalidade, requer bastante preparo dos animais de estimação.
Alguns dos esportes mais praticados no mundo canino são as provas de Agility, na qual os pets passam por uma série de obstáculos; as provas de pastoreio, nas quais os cachorros conduzem ovelhas no campo por meio dos comandos do pastor, além dos esportes de guarda e proteção.
Assim como os seres humanos, os cães precisam de treinos e alimentação planejada para alcançar a melhor performance nas provas. O Metrópoles ouviu experts da área para indicar qual a melhor forma e por onde começar.
Segundo o treinador de animais Felipe Kaelli, a preparação emocional, a física e a muscular são essenciais para introduzir os cães nesse universo. Para a médica veterinária Mayara Andrade, nutróloga da BRF Pet, a nutrição é um dos pilares mais importantes para cães que realizam atividades físicas intensas.
Confira as principais dicas dadas pelos especialistas de como preparar o seu pet para ser um atleta:
Acompanhamento médico
O primeiro passo é ter uma avaliação com o veterinário. Segundo o treinador Felipe Kaelli, ter o “aval” de um veterinário é muito importante para saber se o cão está 100% bem de saúde.
Preparo gradual
Traçar um plano de treino no qual o animal vai poder evoluir aos poucos, sempre adaptado às atividades que o cachorro irá desenvolver, é mais uma das recomendações de Kaelli. “Sempre ir com calma e medindo os progressos que ele for tendo”, indica.
Foco na dieta
A quantidade diária de alimento deve ser seguida de forma rigorosa, afim de garantir a nutrição adequada com o correto fornecimento de nutrientes essenciais, ingredientes funcionais e de energia. “Completando o que chamamos de manejo nutricional”, indica Mayara Andrade.
Cachorro também precisa de suplementação
Com a orientação de um veterinário, incluir os suplementos alimentares na dieta pode desempenhar um papel importante na saúde dos cães atletas. “No mercado, existem formulações que auxiliam na melhora da saúde dos músculos e articulações, do sistema imunológico e bem-estar geral dos pets”, informa Andrade.
Saúde mental em dia
Os cães atletas não deixam de brincar com outros animais, porém é preciso cuidado, uma vez eles acabam ficando muito motivados e com emoções “à flor da pele”. Por isso, é necessário um preparo emocional para evitar acidentes com outros pets. “O treinamento também exige muita repetição”, adverte o treinador.
Por fim, de acordo com Andrade, o ideal é combinar nutrição e exercícios regulares para garantir que os cães estejam em ótima forma física e possam realizar suas atividades sem risco de lesões ou problemas de saúde. “A dieta desses animais deve ser adequada em calorias, proteínas e gorduras para atender às suas altas demandas energéticas”, esclarece.