Expert lista alimentos comuns de Natal que podem ser mortais para cães
Alguns alimentos comuns que são preparados na ceia de Natal não podem ser oferecidos para os cães. Veja a lista
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem planeja celebrar uma ceia de Natal junto aos seus animais de estimação, é importante saber que existem certos tipos de alimentos que não podem, em hipótese alguma, ser oferecidos aos pets. Afinal, o paladar que agrada aos humanos pode ser perigoso aos peludos.
De acordo com a médica veterinária Sam Webster, o chocolate é um dos alimentos da ceia que são proibidos para os cães.
“É altamente tóxico por conter gordura, açúcar, cafeína e um alcalóide amargo, chamado teobromina, que pode causar distúrbios do sistema nervoso, bem como insuficiência cardíaca e renal”, disse ao portal britânico The Angus.
Os legumes bulbosos, como a cebola e o alho, também entram na lista de Webster. Segundo a veterinária, quantidades muito pequenas desses alimentos não causam problemas, entretanto, os tutores devem sempre evitar oferecê-los para não prejudicar a saúde do animal.
“Ossos cozidos também não são seguros para cães porque geralmente causam prisão de ventre, obstrução intestinal ou até mesmo perfuração, deixando um buraco doloroso em órgãos internos que pode ser fatal”, afirmou Webster. Outro alimento bastante tóxico para os cães são as tortas e pudins.
Segundo a expert, as uvas-passas, nozes e o próprio açúcar são extremamente tóxicos para os cães e devem sempre ser evitadas – mesmo pequenas quantidades. Por isso, é importante evitar alimentar seu cachorro com qualquer sobremesa que contenha algum destes ingredientes.
Por fim, a veterinária listou a bebida alcóolica. “O álcool é extremamente tóxico e pode ter efeitos duradouros no fígado e no cérebro. Os cães não metabolizam bem o álcool e nunca devem tomá-lo – o álcool também deve ser armazenado fora do alcance dos cães para evitar acidentes”.