Expert lista 7 plantas tóxicas para os cães que são comuns em casa
Algumas plantas podem causar vômitos quando ingeridas pelos pets. Outras, infelizmente, podem causar sintomas potencialmente fatais
atualizado
Compartilhar notícia
Se você ama suas plantas de casa, mas também ama seu cachorro, é preciso saber que, às vezes, esses dois não se misturam. Isso porque existe uma série de flores comuns em jardins que são tóxicas e podem deixar os cães gravemente doentes.
“Não temos ideia do porquê um cachorro decide repentinamente mastigar uma planta que está em sua casa há anos”, disse Tina Wismer, diretora sênior de toxicologia do Centro de Controle de Venenos Animais da ASPCA, à revista Country Living. “Por isso, é importante saber quais são as plantas tóxicas para proteger o animal.”
Confira abaixo as sete plantas tóxicas para os cães que podem estar em casa ou no jardim, de acordo com a expert Wismer.
Palmeira-sagu
A palmeira-sagu, também conhecida como sagu-de-jardim, é a planta mais perigosa da lista para Tina. “Às vezes, a palmeira não vem rotulada no momento da compra, mas contém cicasina, uma substância que pode causar insuficiência hepática caso seja ingerida pelo cão”.
Costela-de-adão
De acordo com a expert, a costela-de-adão, planta super popular nos jardins, contém oxalatos de cálcio insolúveis, o que pode causar vômitos leves e inchaço dos lábios, língua e parte posterior da garganta dos pets.
Lírio-da-paz
Outra planta de casa extremamente comum é o lírio-da-paz. Apesar da folhagem brilhante e das flores brancas em formato de colher, ele possui oxalatos de cálcio insolúveis — assim como a costela-de-adão —, que provoca vômito, salivação e queimação na boca e nos lábios.
Oleandro
“Todas as partes do oleandro são tóxicas. Eles contêm glicosídeos cardíacos que causam salivação, diarreia, dor abdominal e até morte em pets”, afirmou a diretora Tina Wismer à revista Country Living.
Azaleia
A azaleia possui flores coloridas que podem ser perenes ou caducas (perdem as folhas). Por ser da mesma família dos rododendros, ela contém níveis variáveis de uma toxina conhecida como grayanotoxin. Se for ingerida, essa planta pode fazer com que os cães vomitem e tenham insuficiência cardíaca.
Planta cobra
Esta planta tem baixa manutenção e costuma ser a favorita dos pais de plantas por sua forma arquitetônica impressionante. No entanto, ela é composta por saponinas — substâncias que podem causar náuseas, vômitos e diarreia nos cães.
Potos-Cetim
A potos-cetim, conhecida também como jiboia-prateada, é uma planta que adora umidade e pode crescer quando encontra uma árvore ou um muro. Todas as suas variedades contêm oxalatos de cálcio insolúveis — tóxico para os pets.