metropoles.com

Estudo indica que cães podem identificar o novo coronavírus em humanos

Segundo resultados da pesquisa, cachorros podem utilizam o olfato apurado para descobrir a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Freepik
cachorro com a orelha em pé
1 de 1 cachorro com a orelha em pé - Foto: Reprodução/ Freepik

Um estudo realizado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, em parceria com a a Universidade de Durham e o grupo Medical Detection Dogs indicou que os cães podem ser capazes de ajudar na luta contra a Covid-19. Divulgado no último domingo (23/5), resultados preliminares mostram que cachorros podem identificar a infecção pelo novo coronavírus por meio do cheiro.

De acordo com uma matéria da Veja, para determinar se cachorros são capazes de sentir o cheiro da doença em amostras de roupas e máscaras, os pesquisadores treinaram ao longo de seis a oito semanas, seis cães das raças Labrador, Golden Retriever e Border Collie, com idade entre 4 e 6 anos. Os resultados mostraram uma taxa de sensibilidade de 82% a 94% na detecção da Covid-19. Já a taxa de especificidade, aquela que mede a capacidade dos animais de indicarem se alguém possui ou não a doença, variou entre 76% e 92%.

Apesar dos resultados animadores, vale ressaltar que se trata de uma pesquisa fase 1, que ainda precisa ser revisada e publicada em uma revista científica. Além disso, os próprios cientistas alertam que o teste PCR é a principal e mais confiável forma de diagnosticar a doença. Se os resultados deste estudo se confirmarem em análises posteriores, os cães poderão atuar como uma maneira mais rápida e prática de detectar novos casos da doença.

A fase 2 dos estudos terá como objetivo testar se os cães são capazes de detectar a presença do vírus em pessoas infectadas pela Covid-19, e não apenas em máscaras e roupas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?