Estudo aponta quais são as raças de cães mais inteligentes; confira
De acordo com os pesquisadores, o tamanho do cérebro comparado ao corporal influencia na capacidade cognitiva dos cães; entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Os cães têm se mostrado animais de estimação com avançadas habilidades cognitivas, comprovadas por diversos estudos científicos. Entretanto, algumas raças conseguem se destacar com suas aptidões.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Montpellier, na França, comprova que as raças de cães trabalhadores, ou seja que não são apenas animais domésticos, mas úteis para desempenhar uma função, têm maior propensão a aprender treinamentos e a desenvolver comportamentos cooperativos.
A pesquisa, publicada na revista Biology Letters, revela que, apesar de terem cérebros menores em relação ao corpo, as raças caninas de grande porte possuem maiores inclinações a adquirir novas habilidades. O estudo contraria o esperado no reino animal, onde os animais com maior massa cerebral se destacam por sua inteligência. Porém, quando o assunto são os cães, o jogo vira.
Apesar das raças menores terem um cérebro maior em comparação ao tamanho corporal, os resultados apontam que elas possuem maiores chances de expressarem medo, comportamentos agressivos, busca de atenção frequente e ansiedade de separação em relação aos tutores e entes queridos.
Mais de 172 raças caninas participaram dos testes, e as de trabalho, como golden retriever, rottweiler, husky siberiano, labrador e pastor alemão, se mostraram com maior capacidade de desenvolver habilidades complexas com o treinamento canino. “São criados para executar habilidades complexas de assistência humana, possuindo habilidades cognitivas mais altas”, descrevem os pesquisadores.
Essas diferenças, segundo os estudiosos, estão ligadas à seleção artificial manipulada pelos seres humanos, assim como o medo e a agressividade, que podem resultar da mudança no tamanho do cérebro sob domesticação.