Estudo: animais se sentem “frustrados” por expectativas não atendidas
Apesar de não sentirem inveja dos benefícios concedidos a outros animais, pesquisas revelam que eles podem notar desigualdades
atualizado
Compartilhar notícia
Se sentir frustrado por não ter as próprias expectativas atendidas não é um sentimento exclusivamente humano ao que parece. Um estudo recente, publicado no jornal Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, revelou que animais de diferentes espécies podem se “incomodar com injustiças”.
A pesquisa foi realizada pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Os pesquisadores reuniram dados de 23 estudos sobre o que os psicólogos chamam de “aversão à desigualdade”. Para alcançar os resultados, 60 mil observações envolvendo 18 espécies diferentes de animais foram analisadas.
O estudo apontou que não é possível diagnosticar sentimentos como inveja ou ciúmes entre os animais, mas sim uma aversão à distribuição desigual de recursos.
Segundo a pesquisa, “aversão à desigualdade desvantajosa” é um resultado de processos de comparação que rastreiam as distribuições relativas de recursos. “Por exemplo, uma criança que protesta contra o presente mais chique dado a seu irmão é avessa à desigualdade na medida em que seu protesto é baseado na comparação social”, descreveram os pesquisadores.
“Achamos que as rejeições são uma forma de protesto social”, diz Oded Ritov, primeiro autor do artigo. “Mas o que os animais estão protestando não é por receber menos do que o outro. Em vez disso, parece que eles estão protestando contra o humano não tratá-los tão bem quanto poderia.”