metropoles.com

Estudante se recusa a deixar Ucrânia sem o cachorro de estimação

Este estudante viralizou nas redes sociais ao se recusar a sair da Ucrânia e deixar o cachorro para trás

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Reprodução/Cães Online
Na foto vemos um homem com blusa de frio e capuz segurando um cachorro com colete azul. Com a outra mão ele tira selfie no espelho do elevador - Metrópoles
1 de 1 Na foto vemos um homem com blusa de frio e capuz segurando um cachorro com colete azul. Com a outra mão ele tira selfie no espelho do elevador - Metrópoles - Foto: Foto: Reprodução/Cães Online

“Sem Malibu, nunca!”. Estas palavras ficaram famosas nas redes sociais. Elas se referem à determinação de um jovem estrangeiro, que se recusou a deixar a Ucrânia sem o melhor amigo: um cachorro, mesmo com os combates se aproximando da cidade em que morava.

Rishabh Kaushik é o determinado estudante indiano que não aceitou salvar-se, mas deixar o cachorro para trás. Ele estava cursando o 3º ano de Engenharia de Software na Universidade Nacional de Karkhiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.

Tudo estava indo bem na vida de Rishabh, até o início da guerra que envolve o país e a Rússia. As invasões tiveram início no leste da Ucrânia e avançaram em direção ao sul, no litoral do mar Negro, mas em poucos dias alguns batalhões passaram a bombardear outros alvos.

Kiev, a capital da Ucrânia, e Karkhiv, a segunda cidade mais populosa, centro de produção científica do país, estavam entre os novos polos da guerra. Rishabh precisou abandonar a rotina de estudos e pesquisas para proteger-se em bunkers e abrigos improvisados – sempre ao lado de Malibu, o adorado cachorro.

A Ucrânia atrai grande número de estudantes universitários. De acordo com dados oficiais, 76 mil estrangeiros estudam no país – 20 mil deles originários da Índia. O excelente padrão acadêmico e o custo de vida mais baixo, em relação a outras nações europeias, estão entre os motivos da atração.

A fuga
A Rússia já vinha posicionando tropas militares nas fronteiras com a Ucrânia desde o final de 2022, especialmente no leste do país (as regiões russófonas de Lugansk e Donetsk, cuja independência foi reconhecida pelo Kremlin nos primeiros dias do conflito). No oeste do país, no entanto, a vida transcorria de maneira quase normal, até que os primeiros ataques se concretizaram.

Logo na primeira semana de guerra, as autoridades diplomáticas de diversos países – entre eles, a Índia – movimentaram-se para retirar os seus cidadãos do país conflagrado. Tudo estava acertado para o estudante deixar a Ucrânia, ainda em 20/02, antes da primeira invasão russa.

Com o voo programado, Rishabh tratou de organizar a documentação e a passagem. Foi então que ele descobriu: a retirada do país em guerra não previa o transporte de Malibu, o cachorro.

Confira a matéria completa no Cães Online, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?