metropoles.com

Estudante cria projeto de cadeira de rodas canina de bambu

Ao todo, Lucas Donaduzzi precisou de cerca de oito meses e cinco protótipos até chegar ao resultado pretendido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Reprodução
Screenshot_12982
1 de 1 Screenshot_12982 - Foto: Foto: Reprodução

Defensor da causa animal, Lucas Donaduzzi já tomou conta de 15 cachorros que achou feridos ou abandonados na cidade de Pato Branco, região sudoeste do Paraná. Entre essas histórias, ele acabou sendo responsável por criar uma cadeira de rodas canina de bambu.

Esse episódio motivou o estudante de 29 anos na escolha do assunto do seu trabalho de conclusão de curso (TCC). Ou seja, desenvolver uma cadeira de rodas que fosse adaptável e leve, para dar conta das necessidades de pets. O fato acabou virando reportagem no portal de notícias da Globo, o G1.

De acordo com a matéria, o próximo passo é aperfeiçoar o projeto, com um manual, durante uma pós-graduação. Lucas assegurou que o seu intuito jamais foi comercializar a cadeira de rodas de bambu, mas sim ter a chance de desenvolver e mostrar a outras pessoas como executar a mesma tarefa. A prioridade é conceder qualidade de vida aos cães com mobilidade reduzida.

O lampejo para o projeto ocorreu com o acolhimento de Bela, uma chow-chow. Ela foi achada abandonada depois de ter sido atropelada. Devido ao acidente, Bela ficou sem movimentos nas patas traseiras. Mesmo contando com o auxílio de uma cadeira de rodas tradicional, as restrições para movimentação da cachorra eram muitas.

Infelizmente, ela não conseguiu resistir aos machucados decorrentes do acidente e faleceu seis meses depois. Apesar disso, Lucas decidiu dar continuidade a sua ideia e criou o protótipo da cadeira de rodas canina de bambu em 2018. A finalização ocorreu no decorrer da última fase do curso de engenharia mecânica, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Pato Branco.

Leia a matéria completa no Portal do Dog

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?