Espertos! Estudos mostram que gatos conseguem associar nomes a imagens
Os gatos conseguem rapidamente compreender que algumas palavras estão associadas a determinadas figuras; entenda
atualizado
Compartilhar notícia
A capacidade cognitiva dos animais de estimação têm se mostrado cada vez mais surpreendente. Enquanto alguns estudos comprovam que os cães conseguem lembrar os nomes dos seus brinquedos favoritos, uma pesquisa recente revelou que os gatos conseguem também fazer associação de nomes a coisas.
O estudo foi realizado em Tóquio, no Japão, na Universidade Azabu, em Kanagawa. Os resultados apontaram que os felinos associam palavras a imagens, assim como fazem os bebês humanos nas primeiras fases do desenvolvimento infantil.
Trinta e quatro gatos participaram dos testes, entre eles fêmeas e machos — 11 que vivem em ambientes domésticos, e os outros 23 que vivam em cafés de adoção.
As vozes usadas para denominar cada imagem eram a dos tutores, ou do humano mais próximo, que falavam palavras inexistentes para determinada figura. Uma delas é o Sol, e a outra um unicórnio, nas cores que poderiam ser lidas pelos felinos: vermelha e azul. Já as palavras eram “parumo” e “keraru”, que posteriormente seriam trocados para testar a percepção e estranhamento dos bichanos.
O estímulo auditivo com a gravação de voz em associação à imagem foi repetido pelo menos oito vezes para cada gato, com a tela a uma distância segura de 30cm. O intervalo entre cada ensaio era de 2 segundos, de forma que o interesse do felino em fazer a leitura da imagem diminuísse em 50%, denotando que eles já haviam entendido a associação inicial.
No segundo experimento, o mesmo procedimento foi feito, porém, trocando as duas palavras para cada imagem. No primeiro teste, Parumo seria o Sol e Keraru seria o unicórnio. Já na segunda, Parumo seria o unicórnio, e Keraru seria o Sol. Os gatos fizeram expressões de estranhamento no segundo teste, e levaram mais tempo observando a imagem, denotando estranheza quanto à nominação original.
Os pesquisadores observaram que os gatos entendiam a associação de cada imagem à palavra após quatro tentativas, que duraram 9 segundos.
“Esses resultados sugerem que os gatos formam rapidamente associações de imagem e palavra com apenas uma breve exposição, independentemente do tipo de som”, constataram.