Especialistas sugerem 5 formas de fazer o seu cão beber mais água
No dia a dia, assim como nós, os cães podem deixar a hidratação de lado; veterinários dão dicas de como incentivar os pets
atualizado
Compartilhar notícia
Não são só os humanos que sofrem com os longos períodos de seca. Os animais de estimação também sentem a drástica redução nos níveis de umidade relativa do ar. O quadro pode agravar, inclusive, se os pets não quiserem se hidratar – o que é essencial para a saúde e o bem-estar dos bichinhos.
A água é primordial para diversas funções corporais, incluindo a regulação da temperatura, a digestão e a circulação sanguínea.
Mas o que fazer se seu cachorro não quiser beber água?
O Metrópoles entrevistou especialistas na área que deram algumas sugestões de como incentivar os cães a se hidratarem.
Segundo Mallize Gonçalves, médica veterinária e especialista em nutrição e dermatologia, o consumo de água do pet pode variar de acordo com o seu estilo de vida. Aqueles cães, por exemplo, que, em sua dieta, se alimentam de comidas naturais e caseiras, consomem 70% de água, o que proporciona uma boa hidratação.
Já para aqueles que só comem ração, essa porcentagem cai para 10%, necessitando de uma ingestão de água redobrada.
Aqui vão 5 formas de fazer seu cachorro beber mais água:
- Aumentar a atividade física: Gonçalves explica que a quantidade de brincadeiras acaba estimulando a sede do pet, que irá recorrer aos potes de água com maior frequência.
- Oferta de frutas e legumes: pequenas porções de frutas durante o dia, como mamão, melão, melancia, além de legumes, como chuchu e abobrinha cozidos, irão aumentar a proporção de água consumida, sugere a veterinária.
- Aumentar a quantidade de bebedouros pela casa: segundo Edson Figueiredo, médico veterinário, doutor em saúde animal pela Universidade de Brasília (UnB), quanto mais bebedouros dispersos pela casa, melhor.
- Adicionar água filtrada à ração: Figueiredo também sugere hidratar o alimento. Colocar um pouco de água já ajuda, mas cuidado para não “empapar” a ração dos bichinhos.
- Picolés com água: fazer picolés misturados com petiscos nas forminhas também pode ser atraente para os cachorros, indica Figueiredo.
Todo cuidado com o animal de estimação é pouco, contudo, a veterinária Malise Gonçalves faz um alerta: é preciso ter uma atenção especial para com os animais idosos e os portadores de doenças renais, além dos cachorrinhos que possuem alergias. Uma vez que eles apresentam uma maior tendência a serem prejudicados devido à baixa ingestão de água.