metropoles.com

É verdade que cachorro que late não morde? Entenda as ameaças caninas

O ditado popular “cachorro que late não morde” é tradicional e milenar. Contudo, será que se aplica à realidade dos cães? Entenda!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
cachorro de pequeno porte latindo
1 de 1 cachorro de pequeno porte latindo - Foto: null

O provérbio cachorro que late não morde” é muito antigo, o que demonstra que ele tem um fundo de verdade. Geralmente, ele é usado por pessoas que fazem muitas ameaças, mas não tomam qualquer atitude prática: fazem barulho, mas não chegam às vias de fato.

O senador e historiador romano Quintus Curtius Rufus, que viveu no século 1º da Era Comum, usou a expressão em sua obra sobre a vida e as conquistas de Alexandre Magno (356-328 AEC). A biografia chegou incompleta até nós (apenas oito dos dez volumes foram preservados), mas o autor se refere a Dario 3º, rei da Pérsia, como “um cão que late, mas não morde”.

Apesar das ameaças, o rei macedônio conquistou a Mesopotâmia, território anexado pelos persas séculos antes, em 536 AEC. Pode-se dizer que Dario era um cão que late, mas não morde — ou, pelo menos, que ele encontrou um cachorro ainda maior e muito mais determinado.

O significado

A expressão, portanto, com o mesmo significado atual, já era bastante popular entre os romanos — o senador Rufus foi provavelmente contemporâneo dos imperadores Cláudio e Nero. Dizer, referindo-se a uma pessoa qualquer, que “cachorro que late não morde” equivale a afirmar que esse alguém não cumpre as ameaças que profere.

cachorro latindo

É o mesmo que afirmar: “Fulano é um bravateiro”, que não tem força nem atitude para chegar às vias de faro. É alguém que faz muito barulho, mas não chega a representar uma ameaça real e preocupante. É uma aposta, na verdade, já que ninguém tem bola de cristal para prever o futuro.

Quando se toma o ditado literalmente, aplicando-o aos cachorros, a história pode ser bem diferente. É preciso atenção e cuidado.

Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles. 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?