metropoles.com

Dormir com os pets faz bem? Expert tira dúvida dos tutores

Muitos pais de pets têm o hábito de dormir com eles na cama à noite, ou tirar cochilos durante o dia com os animais. Mas há ressalvas

atualizado

Compartilhar notícia

Tutora dorme com pet na cama
1 de 1 Tutora dorme com pet na cama - Foto: null

Dormir com animais de estimação na cama pode trazer, para muitos donos, uma sensação de alívio e conforto. Outros tutores, por sua vez, evitam a presença dos bichinhos em camas e sofás de casa. Afinal, qual a melhor escolha para os “pais e mães” de pets?

Se você é do time que gosta de dormir de “conchinha” com o seu cachorro ou gato, é bom saber, antes, que existem contraindicações para o hábito. Segundo o dermatologista e cirurgião dermatológico Gustavo Martins, esse comportamento pode afetar a pele e a respiração do tutor.

“Por mais que vá regularmente ao pet shop e tenha uma higienização adequada, o animal ainda pode acumular ácaros ou outros artrópodes que são capazes de desencadear alergias respiratórias e cutâneas”, adverte o médico.

5 imagens
Cachorros e gatos são ótimos companheiros, inclusive para crianças
Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor
Pulgas são comuns em cães e gatos
É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais
1 de 5

O pet traz alegria ao lar

Freepik
2 de 5

Cachorros e gatos são ótimos companheiros, inclusive para crianças

Lum3n/ Pezels
3 de 5

Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor

Reprodução/Alto Astral
4 de 5

Pulgas são comuns em cães e gatos

Reprodução/GettyImages
5 de 5

É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais

Reprodução/ Freepik

 

Esses quadros alérgicos podem se agravar e culminar em crises respiratórias, pneumonia alérgica e até mesmo dermatite por contato. O melhor, segundo o profissional, seria acomodar os bichinhos em um local exclusivo durante à noite.

Meus pets gostam de dormir comigo, e agora?

Embora não seja recomendado, muitos “pais e mães” de pets gostam de desfrutar da companhia dos bichinhos — inclusive no período noturno, a fim de estreitar laços. Do ponto de vista psicológico, o gesto faz bem.

A Associação Americana do Coração revelou que os tutores de cães têm 31% menos probabilidade de morrer de ataque cardíaco ou derrame do que os que não são donos de cães — e estar com eles na hora de dormir reduz os níveis de estresse, ajudando no combate a quadros de depressão e ansiedade.

Se você faz questão da cama compartilhada com seu “aumigo”, Gustavo Martins aconselha que sejam dados banhos nos pets ao menos uma vez por semana.

“Deve-se levar o animal de estimação regularmente ao veterinário para avaliação da pele. E ficar atento a qualquer comportamento estranho por parte do animal, como coceiras e irritações”, indica o médico.

As coceiras são sinais de alerta não apenas para os animais, como também para os membros da família que compartilham estofados e camas, principalmente nos extremos das idades, como crianças e idosos.

A troca semanal dos lençóis e jogos de cama também ajuda a evitar doenças dermatológicas. Dessa forma, você consegue manter o ambiente higienizado, mesmo com a presença do seu pet.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?