Dieta dos pets: como administrar corretamente a comida de cães e gatos
Assim como os humanos, a alimentação é fator importante na vida dos pets. Saiba como garantir uma rotina segura e saudável para seu bichinho
atualizado
Compartilhar notícia
A hora de comer é um dos melhores momentos do dia de um pet, porém, garantir uma dieta balanceada para os animais pode ser um desafio. Frequência, horários e frações são fatores essenciais a serem considerados.
Alguns cuidados gerais merecem atenção especial: todo alimento oferecido aos animais deve ser destinado à espécie, considerando fatores como raça, peso, idade, saúde e condições gerais de saúde.
Restos de alimentos, por sua vez, não devem ser reutilizados por serem fatores de risco para o desenvolvimento de infecções do sistema digestório.
Frações
“Quantas vezes por dia devo alimentar meu bichinho?”. Essa é outra dúvida comum entre tutores de animais. A zootecnista Núbia Galiano, contou, em entrevista à Casa Vogue, como fracionar corretamente. Veja, abaixo:
- Filhotes: recomenda-se que as quantidades sejam fracionadas em pelo menos três vezes para que a digestão seja feita sem ultrapassar a capacidade estomacal dos pets;
- Adultos: a quantidade diária total de alimento deve ser dividida em, no mínimo, duas refeições;
- Idosos: três a quatro refeições seria o ideal.
Petiscos são comumente oferecidos como agrado ou recompensa e, por isso, devem ser considerados no cálculo geral da alimentação para que animal não receba um excesso de calorias e corra o risco de desenvolver obesidade. A dica é seguir a quantidade recomendada na embalagem.
Conservação
A má conservação de alimentos atrai parasitas e prejudica a saúde geral dos animais. As vasilhas de comida e água devem estar em locais limpos, longe do sol e da umidade, e de onde o animal faz as necessidades. Não esqueça, também, de higienizar corretamente com água e sabão.
Bichanos
Os felinos têm um comportamento mais independente quando o assunto é alimentação e costumam consumir pequenas quantidades várias vezes ao dia. A quantidade total deve estar disponível para o pet ao longo do dia. Em contrapartida, os cuidados preservação dos mantimentos deve ser redobrado.
Quilinhos extras
É comum que cães e gatos desenvolvam sobrepeso. Para retomarem o peso ideal, a “receita” é a mesma dos humanos: exercícios físicos e dieta balanceada. Nesses casos, as instruções dos médicos veterinários devem ser seguidas à risca.