metropoles.com

Dieta dos pets: como administrar corretamente a comida de cães e gatos

Assim como os humanos, a alimentação é fator importante na vida dos pets. Saiba como garantir uma rotina segura e saudável para seu bichinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Getty Images
1 de 1 Getty Images - Foto: Getty Images

A hora de comer é um dos melhores momentos do dia de um pet, porém, garantir uma dieta balanceada para os animais pode ser um desafio. Frequência, horários e frações são fatores essenciais a serem considerados.

Alguns cuidados gerais merecem atenção especial: todo alimento oferecido aos animais deve ser destinado à espécie, considerando fatores como raça, peso, idade, saúde e condições gerais de saúde.

Restos de alimentos, por sua vez, não devem ser reutilizados por serem fatores de risco para o desenvolvimento de infecções do sistema digestório. 

Frações

“Quantas vezes por dia devo alimentar meu bichinho?”. Essa é outra dúvida comum entre tutores de animais. A zootecnista Núbia Galiano, contou, em entrevista à Casa Vogue, como fracionar corretamente. Veja, abaixo: 

  • Filhotes: recomenda-se que as quantidades sejam fracionadas em pelo menos três vezes para que a digestão seja feita sem ultrapassar a capacidade estomacal dos pets;
  • Adultos: a quantidade diária total de alimento deve ser dividida em, no mínimo, duas refeições;
  • Idosos: três a quatro refeições seria o ideal.
Getty Images
A alimentação dos pets deve ser fracionada corretamente

Petiscos são comumente oferecidos como agrado ou recompensa e, por isso, devem ser considerados no cálculo geral da alimentação para que animal não receba um excesso de calorias e corra o risco de desenvolver obesidade. A dica é seguir a quantidade recomendada na embalagem.

Conservação

A má conservação de alimentos atrai parasitas e prejudica a saúde geral dos animais. As vasilhas de comida e água devem estar em locais limpos, longe do sol e da umidade, e de onde o animal faz as necessidades. Não esqueça, também, de higienizar corretamente com água e sabão.

Bichanos

Os felinos têm um comportamento mais independente quando o assunto é alimentação e costumam consumir pequenas quantidades várias vezes ao dia. A quantidade total deve estar disponível para o pet ao longo do dia. Em contrapartida, os cuidados preservação dos mantimentos deve ser redobrado.

Quilinhos extras

É comum que cães e gatos desenvolvam sobrepeso. Para retomarem o peso ideal, a “receita” é a mesma dos humanos: exercícios físicos e dieta balanceada. Nesses casos, as instruções dos médicos veterinários devem ser seguidas à risca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?