metropoles.com

Dia do Combate ao Diabetes: pets também podem ter a doença

Assim como nos humanos, a doença não tem cura, mas existem tratamentos que podem proporcionar uma vida normal aos animais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Unsplash
fat
1 de 1 fat - Foto: Reprodução/Unsplash

Hoje (14/09/2019) é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Diabetes e a data visa conscientizar as pessoas sobre prevenção e cuidados. Entretanto, a comunidade veterinária também aproveita para alertar os tutores que a doença é bastante comum em cães e gatos.

Assim como os humanos, os animais estão suscetíveis à doença. Os principais fatores de risco são a obesidade; excesso de gordura no sangue; o uso excessivo de medicamentos como os corticosteroides, que inibem a ação da insulina; e doenças hormonais como hipertireoidismo e hipotireoidismo.

De acordo com a médica veterinária da MSD Saúde Animal, Silvana Badra, a doença funciona nos pets de forma similar aos humanos. O organismo para ou produz uma quantidade muito baixa de insulina necessária. Sem o hormônio, a glicose se acumula no sangue.

“A doença não tem cura, mas existem maneiras de garantir uma vida normal ao pet. A insulinoterapia é uma boa opção e ela consiste na aplicação de insulina”, orienta.

Por isso é necessário que o tutor fique atento aos sintomas da doença, como excesso de urina, aumento de apetite e perda de peso. “Caso o tutor perceba esses sinais, é necessário levar o animal ao veterinário para ter um diagnóstico completo”.

“Para evitar que o animal sofra com a doença, é preciso cuidar da saúde dele, o que inclui atenção à medicina preventiva (vacinação, vermifugação, prevenção contra pulgas, carrapatos e insetos), proporcionar uma alimentação saudável, realizar exercícios e só administrar medicamentos sob recomendação do médico-veterinário”, alerta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?