Dia do Chocolate: experts sugerem receitas de petiscos doces para cães
Apesar da restrição dos cães contra o chocolate, há opções de petiscos saudáveis que podem entrar na alimentação do seu pet sem prejudicá-lo
atualizado
Compartilhar notícia
Neste domingo (7/7), o mundo celebra o Dia do Chocolate. Infelizmente, os “pais de pets” não podem mimar seus filhos com as delícias originais do cacau. Mas não precisa desanimar! O Metrópoles entrevistou profissionais da área para saber quais os melhores petiscos para substituir o sabor do chocolate e, assim, agradar seu cãozinho.
Segundo a veterinária Elida Patricia Cunha, o cacau conta com uma substância, a teobromina, que não é metabolizada pelos cães. Por isso, qualquer alimento que contenha esse ingrediente pode se acumular no corpo dos cachorros, tornando-se tóxico e podendo levá-los à morte. “É importante que os tutores estejam sempre atentos à alimentação do pet”, avisa.
De acordo com a médica veterinária Poliana Dias, se o pet comer o item é preciso buscar ajuda imediatamente. Isso porque podem ocorrer efeitos como taquicardia, vômitos, diarreias, espasmos musculares e convulsões.
Juntas, as experts compartilharam receitas nutritivas e que não fazem mal aos doguinhos. Seguem, então, duas sugestões de petiscos com sabor chocolatudo, porém “bons pra cachorro”, para você dar ao seu cãozinho no fim de semana:
Cupcake de banana com alfarroba
Ingredientes
1 ovo
10g de aveia em flocos
5 g de alfarroba em pó
1/2 banana
Modo de preparo
Misture o ovo , alfarroba e aveia até obter uma massa homogênea. Amasse a banana, e acrescente a mistura. Misture bem. Após isso, pré-aqueça o forno a temperatura de 200°. Coloque a massa pronta em forminhas de cupcake e leve ao forno por 20 minutos. Ofereça como forma de recompensa para seu pet.
Brigadeiro de alfarroba com batata-doce
Ingredientes
600 g de batata-doce cozida sem casca
30 g de alfarroba em pó
15 g de mel
Modo de preparo
Amassar bem a batata-doce e misturar com a alfarroba em pó, juntamente com o mel, até os ingredientes se transformarem em uma massa uniforme. Quando finalizar, separar a massa em partes menores para fazer várias bolinhas e manter na geladeira por até 4 dias.