metropoles.com

Deixar a ração no pote pode ser perigoso aos cães. Veterinário explica

A prática de deixar a ração sempre disponível aos cães é contraindicada por veterinários. Entenda o motivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Cachorro filhote da raça yorkshire com pelos marrons e cinza na parte de trás com a língua de fora olhando para uma tigela de ração - Metrópoles
1 de 1 Cachorro filhote da raça yorkshire com pelos marrons e cinza na parte de trás com a língua de fora olhando para uma tigela de ração - Metrópoles - Foto: Getty Images

Oferecer uma ração nutritiva e de qualidade é a melhor maneira de garantir uma boa saúde aos cães. No entanto, de nada adianta comprar os melhores grãos ou o produto mais caro do mercado se o tutor não souber administrar corretamente a alimentação do pet.

Muitos indivíduos, especialmente os pais de pet de primeira viagem, costumam deixar a ração sempre disponível no comedouro para que o animal se alimente ao longo do dia. Embora a intenção seja boa, o hábito é mais perigoso do que parece, conforme explica o veterinário Thiago Borba.

“Deixar a ração exposta por longos períodos de tempo pode atrair insetos e até mesmo outros animais, como ratos, baratas e formigas. Isso ajuda a contaminar o alimento, além de facilitar a transmissão de doenças”, elucida o profissional ao Metrópoles.

Ração de cachorro
A alimentação à vontade pode prejudicar a saúde dos cães, segundo o veterinário

Além disso, deixar o potinho de comida sempre cheio pode influenciá-los a comer em excesso, contribuindo para um quadro de obesidade. Por isso, é muito importante entender os riscos de oferecer comida à vontade para os cães como forma de garantir a qualidade alimentar de seu companheiro de quatro patas.

Principais riscos

Permitir que os cães comam quando quiserem é uma alternativa encontrada pelos tutores para que eles não tenham fome em nenhum horário do dia. A prática, no entanto, é contraindicada por especialistas em comportamento canino e deve ser evitada ao máximo para o bem-estar do animal.

De acordo com o veterinário Thiago Borba, deixar a ração sempre exposta aos cães acaba favorecendo a perda de suas propriedades nutricionais. Isso porque existem nutrientes que entram em processo de oxidação quando expostos ao ar, fazendo com que o alimento perca sua qualidade nutricional.

5 imagens
Segundo o veterinário Thiago, a qualidade do alimento pode ser alterada
Além disso, a ração pode perder o sabor
E favorecer a contaminação por roeadores e insetos
A prática ainda pode influenciar o aumento de peso dos cães
1 de 5

Deixar o pote de ração sempre cheio e disponível aos cães pode prejudicar a saúde dos pets

Freepik
2 de 5

Segundo o veterinário Thiago, a qualidade do alimento pode ser alterada

Freepik
3 de 5

Além disso, a ração pode perder o sabor

Freepik
4 de 5

E favorecer a contaminação por roeadores e insetos

Freepik
5 de 5

A prática ainda pode influenciar o aumento de peso dos cães

Freepik

Outro fator que prejudica a alimentação dos pets é a aparição de bactérias e fungos. “Além da contaminação por animais, a saliva de refeições anteriores também compromete a qualidade da ração. O ideal é consumi-la imediatamente após ser servida, já que a degradação da mesma inicia assim que o produto é exposto”, esclarece o profissional.

Cuidados necessários

Mesmo que o animal tenha se acostumado com o pote sempre cheio de ração à disposição, mudar a rotina pode ajudá-lo a ter um estilo de vida mais saudável. De início, é normal que os cães estranhem ou não queiram se alimentar, mas a dica é tentar ao máximo estimular esse novo hábito.

A orientação do veterinário é programar os horários para servir a porção. Além disso, é importante que os tutores separem uma quantidade adequada de ração para que os cães consigam consumi-la por inteiro e imediatamente.

Caso o animal não coma em torno de 15 a 20 minutos, o pote deve ser recolhido para que o alimento seja oferecido em outro horário. Aos poucos, o peludo vai se adaptando e consumindo de forma completa.

Dicas para servir a ração adequadamente

Para ajudar os tutores a armazenar e servir a ração adequadamente, o veterinário Thiago deu  dicas de como ter um controle maior sobre a quantidade e a qualidade da alimentação do pet. Tome nota:

  • Mantenha a ração armazenada na própria embalagem;
  • Certifique-se de que o produto se encontra bem fechado após o uso;
  • Se preferir, use recipientes próprios para armazenar a ração;
  • Antes de servir o alimento, higienize bem os potes;
  • Utilize comedouros resistentes e preferencialmente de aço inox.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?