Deixar a ração no pote pode ser perigoso aos cães. Veterinário explica
A prática de deixar a ração sempre disponível aos cães é contraindicada por veterinários. Entenda o motivo
atualizado
Compartilhar notícia
Oferecer uma ração nutritiva e de qualidade é a melhor maneira de garantir uma boa saúde aos cães. No entanto, de nada adianta comprar os melhores grãos ou o produto mais caro do mercado se o tutor não souber administrar corretamente a alimentação do pet.
Muitos indivíduos, especialmente os pais de pet de primeira viagem, costumam deixar a ração sempre disponível no comedouro para que o animal se alimente ao longo do dia. Embora a intenção seja boa, o hábito é mais perigoso do que parece, conforme explica o veterinário Thiago Borba.
“Deixar a ração exposta por longos períodos de tempo pode atrair insetos e até mesmo outros animais, como ratos, baratas e formigas. Isso ajuda a contaminar o alimento, além de facilitar a transmissão de doenças”, elucida o profissional ao Metrópoles.
Além disso, deixar o potinho de comida sempre cheio pode influenciá-los a comer em excesso, contribuindo para um quadro de obesidade. Por isso, é muito importante entender os riscos de oferecer comida à vontade para os cães como forma de garantir a qualidade alimentar de seu companheiro de quatro patas.
Principais riscos
Permitir que os cães comam quando quiserem é uma alternativa encontrada pelos tutores para que eles não tenham fome em nenhum horário do dia. A prática, no entanto, é contraindicada por especialistas em comportamento canino e deve ser evitada ao máximo para o bem-estar do animal.
De acordo com o veterinário Thiago Borba, deixar a ração sempre exposta aos cães acaba favorecendo a perda de suas propriedades nutricionais. Isso porque existem nutrientes que entram em processo de oxidação quando expostos ao ar, fazendo com que o alimento perca sua qualidade nutricional.
Outro fator que prejudica a alimentação dos pets é a aparição de bactérias e fungos. “Além da contaminação por animais, a saliva de refeições anteriores também compromete a qualidade da ração. O ideal é consumi-la imediatamente após ser servida, já que a degradação da mesma inicia assim que o produto é exposto”, esclarece o profissional.
Cuidados necessários
Mesmo que o animal tenha se acostumado com o pote sempre cheio de ração à disposição, mudar a rotina pode ajudá-lo a ter um estilo de vida mais saudável. De início, é normal que os cães estranhem ou não queiram se alimentar, mas a dica é tentar ao máximo estimular esse novo hábito.
A orientação do veterinário é programar os horários para servir a porção. Além disso, é importante que os tutores separem uma quantidade adequada de ração para que os cães consigam consumi-la por inteiro e imediatamente.
Caso o animal não coma em torno de 15 a 20 minutos, o pote deve ser recolhido para que o alimento seja oferecido em outro horário. Aos poucos, o peludo vai se adaptando e consumindo de forma completa.
Dicas para servir a ração adequadamente
Para ajudar os tutores a armazenar e servir a ração adequadamente, o veterinário Thiago deu dicas de como ter um controle maior sobre a quantidade e a qualidade da alimentação do pet. Tome nota:
- Mantenha a ração armazenada na própria embalagem;
- Certifique-se de que o produto se encontra bem fechado após o uso;
- Se preferir, use recipientes próprios para armazenar a ração;
- Antes de servir o alimento, higienize bem os potes;
- Utilize comedouros resistentes e preferencialmente de aço inox.