metropoles.com

Curiosidade: por que os cães comem cocô?

Os cães podem comer cocô por várias razões e muitas vezes, a coprofagia ocorre pela ausência de nutrientes ou questões comportamentais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lucie Hošová/Unsplash
Cachorro na grama
1 de 1 Cachorro na grama - Foto: Lucie Hošová/Unsplash

Alguns cães desenvolvem certos tipos de comportamento que são difíceis de serem interpretados pelos tutores. De acordo com uma lista publicada pelo site CyberPet, muitos tutores tentam entender o porque alguns cães comem cocô e como impedi-los de desenvolver esse hábito.

Pensando nisso, o Metrópoles conversou com o médico-veterinário, Caio Rebouças, para entender por qual motivo os cães comem fezes e como os tutores podem solucionar o problema. Confira:

1- O cãozinho come demais

De acordo com Caio, a coprofagia pode acontecer em cerca de 90% dos cães e na maioria das vezes o cãozinho desenvolve o hábito pois acaba ingerindo muita ração e as fezes acabam tendo um odor atrativo para o animal. “Como o animal não consegue digerir aquela quantidade grande de comida, as fezes acabam saindo com alguns nutrientes e um odor semelhante ao da ração. Então quando ele sente fome, ele acaba comendo o próprio cocô”, afirma.

2 – Cães que se alimentam juntos

O veterinário aponta que cachorros que comem juntos também podem a vir desenvolver esse comportamento. “Sempre vai ter um animal que é mais dominante que o outro, então esse que é mais dominante vai acabar comendo mais. E o cãozinho que acaba sendo submisso consequentemente, come menos e vai ter menos nutriente. Então quando o cachorro dominante defecar, o outro cachorro vai sentir fome e vai acabar comendo o cocô do outro”.

3 – Doenças gastrointestinais

“A presença de parasitas gastrointestinais, como a giárdia, e a deficiência de vitamina B1 também levam o animal a comer as próprias fezes, pois ele não vai estar absorvendo as proteínas, minerais e vitaminas de maneira correta. E doenças como a pancreatite também levam a coprofagia”, aconselha Caio.

4 – Problemas comportamentais

De acordo com Caio, fatores comportamentais também fazem com que o cãozinho acabe comendo as próprias fezes. Para ele, animais que passam muito tempo sozinhos fazem isso por tédio ou no intuito de chamar a atenção do tutor. “O animal pode praticar a coprofagia muitas vezes para chamar a atenção do dono e por estar entediado. E se o cãozinho sofre de punição excessiva, ou seja, o tutor briga com ele o tempo inteiro, ele pode acabar desenvolvendo esse comportamento”, afirma.

5 – Comer cocô faz mal para o animal?

“Sim, e faz mal para o pet e para o tutor. O cachorro que tem o costume de comer cocô vai ter um mau odor na região da boca e isso vai acabar incomodando o tutor. Além disso, se a coprofagia é diária, o animal vai ter infecções recorrentes, porque ele vai estar ingerindo parasitas e bactérias que são eliminados por meio das fezes”.

6 – Como evitar?

Para Caio é muito importante que o cachorro esteja com a vacinação e vermífugo em dia. O veterinário orienta que o animal tenha uma dieta balanceada e que o tutor sempre procure interagir com o cãozinho. Além disso, o tutor deve procurar sempre entreter e investir em brinquedos para o pet e procurar ter comedouros separados caso tenha mais de um pet em casa.

“O tutor precisa passear e brincar com o pet com frequência. O enriquecimento ambiental também é importante, então o tutor deve procurar deixar para o cãozinho brinquedos inteligentes disponíveis para que ele se ocupe quando estiver só. E por último, o tutor pode dar várias porções pequenas de ração ao longo do dia, porque com o alimento disponível será mais difícil que ele faça a coprofagia. E sempre leve o animal ao veterinário, pois ele pode precisar de uma suplementação alimentar”, finaliza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?