Curiosidade: por qual motivo alguns cães vomitam com frequência?
Alguns pets vomitam com mais regularidade, mas como em humanos, o comportamento não é normal e pode significar algum problema
atualizado
Compartilhar notícia
Os cães, assim como a maioria dos animais, costumam dar alguns sinais aos tutores quando não estão bem de saúde e precisam de ajuda. Os latidos, a mudança de comportamento e até mesmo o vômito podem ser indicativos de que o pet não está bem e o dono precisa intervir.
Alguns cães vomitam com uma certa frequência, mas como em humanos, o comportamento não é normal e pode significar algum problema. De acordo com a médica veterinária, Camila Maximiano, o tutor deve levar o animal ao veterinário para que a causa do problema seja investigada.
Segundo Camila, o vômito pode significar diversos problemas. A profissional afirma que pode depender da frequência, coloração, qual momento do dia acontece, o alimento que o cãozinho costuma comer, e principalmente se é realizado prevenção de doenças, com as vacinas e vermífugos.
“Vermes, sensibilidade alimentar, intoxicação, corpo estranho, doença intestinal inflamatória, doenças infecciosas podem ser algumas das principais causas do vômito nos cães, por isso é importante a realização de alguns exames, além de um exame físico cuidadoso para definir a causa”, afirma.
Camila aponta que casos de vômitos mais crônicos, esporádicos, ou pontual, não necessariamente é sinal de urgência, mas deve ser avaliado. Além disso, o tutor não deve tentar resolver o problema em casa. A profissional alerta ainda que se o vômito acompanhar sangue, o animal deve ser levado imediatamente ao veterinário.
“Sangue em qualquer fluido corporal é sinal de gravidade de doença e de evolução e deve ser tratado imediatamente. Eu sempre digo para a pessoa associar ao desconforto pessoal quando está com enjoo ou tem vômito. Depois imaginar como deve ser vomitar toda semana, por exemplo. É o mesmo com os animais, é ruim e impacta a qualidade de vida”, finaliza.