Cuidado! Conheça as frutas proibidas e permitidas para cachorros
É comum que os tutores ofereçam frutas para os cachorros em complemento à ração e petiscos. Mas, será que isso é bom para a saúde deles?
atualizado
Compartilhar notícia
Dar comida para os pets é uma tarefa desafiadora quando os animais em questão são cachorros. Os tutores de cães costumam complementar a dieta tradicional de ração e petiscos com outras fontes de nutrientes, como carnes, pães e frutas, mas ainda existem dúvidas sobre quais alimentos são permitidos.
A respeito das frutas, elas são bem-vindas para que esses pets tenham uma dieta balanceada, mas existem ressalvas. A médica veterinária integrativa Laissa Santiago explica que cães e gatos não têm amilase, uma importante enzima na saliva que auxilia na digestão. Por isso, a função de digerir carboidratos, comidas ricas em açúcar, cabe ao pâncreas. Assim, a especialista alerta que a oferta deve ser moderada e bem escolhida, sem substituir refeições.
Veja algumas frutas liberadas para os cãezinhos:
- Amora, mirtilo, morango e kiwi
Essas frutas são fontes de antioxidantes e fitoquímicos, reduzindo o risco de câncer e a taxa de envelhecimento. Elas fortalecem a imunidade dos pets e protegem órgãos suscetíveis aos danos causados por oxidação, como os olhos e o cérebro, afastando o risco de catarata. O consumo dessas frutas também diminui a chance de desenvolver disfunção cognitiva, o “Alzheimer canino”.
Veja mais frutas permitidas e proibidas para os cães no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.