metropoles.com

Cuidado! 5 doenças que podem ser transmitidas pela saliva dos cães

Os cães podem transmitir doenças por meio de mordidas, arranhões e até lambidas no rosto; veja quais e como prevenir

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de um cachorro babando - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um cachorro babando - Metrópoles - Foto: Getty Images

Cachorros são companheiros leais e queridos por muita gente. Embora sejam o melhor amigo do homem, esses animais podem transmitir doenças por meio de mordidas, arranhões e até lambidas no rosto.

Pensando nisso, a veterinária Laura García Ortiz listou cinco das principais doenças transmitidas pela saliva dos cães. A boa notícia é que os humanos podem tomar medidas simples para prevenir o risco de contrair as enfermidades. As informações são do jornal O Globo.

Raiva

Talvez uma das doenças mais conhecidas, a raiva canina é transmitida pela saliva dos cães. O vírus do gênero Lyssavirus e da família Rhabdoviridae é o responsável pela enfermidade, afetando o sistema nervoso central. Os sinais em cães vão de agressividade a convulsões.

No caso dos humanos, os sintomas incluem medo de água, mudanças no estado de ânimo, febre, náuseas, vômitos, espasmos musculares e, em fases avançadas, paralisia e até morte. A vacinação é a melhor forma de prevenção.

Foto colorida de um cachorro - Metrópoles

Giardíase

O protozoário Giardia pode ser transmitido por meio da saliva caso os cães lambam suas áreas anais e, depois, mãos ou rosto dos tutores. Embora em alguns casos possa ser assintomática, a diarreia mucosa ou aquosa pode ser um sintoma.

Infecção por Capnocytophaga canimorsus

Segundo a veterinária Laura, existe uma bactéria que vive nas gengivas dos cães e pode ser transmitida por lambidas ou mordidas. Apesar de 10% dos cães portarem os germes mais prejudiciais, a infecção em humanos pode ser devastadora, levando até a amputações de membros.

Foto colorida de um cachorro - Metrópoles
Cachorro babando

Pasteurelose

A bactéria Pasteurella multocida está presente na boca dos cães e pode causar infecções em caso de contato com feridas. Os sintomas mais conhecidos são celulite, abscessos e, em casos graves, artrite séptica ou osteomielite.

Leptospirose

A leptospirose pode ser transmitida pela urina ou saliva contaminada dos cães. Enquanto os sintomas em humanos variam entre febre e dores musculares, os cachorros infectados podem apresentar icterícia e desidratação. A recomendação é manter uma boa higiene e evitar o contato com água parada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?