Crianças que convivem com cachorros têm menos risco de dermatite
De acordo com pesquisadores, as bactérias presentes nos cachorros podem ajudar no desenvolvimento imunológico das crianças. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com pesquisadores, as bactérias presentes nos cachorros podem ajudar no desenvolvimento imunológico das crianças. Isso mesmo: além de um companheiro para toda hora, ter cães em casa pode ser benéfico à saúde do seu filho. Em um estudo recente, pesquisadores rastrearam as taxas de eczema de aproximadamente 800 crianças com menos de 2 anos e observaram se seus pais tiveram cachorro durante a gravidez ou no primeiro ano de nascimento.
Segundo os dados coletados pela equipe médica do hospital Henry Ford Health, em Detroit (Michigan, EUA), ser exposto a um cachorro aparentava ter um “efeito protetor significativo” contra o desenvolvimento de dermatite nos pequenos. O grupo explicou que as bactérias presentes em cães podem ajudar no desenvolvimento imunológico das crianças, evitando a doença.
A exposição a bactérias nos primeiros meses de vida de uma pessoa pode ajudá-la a desenvolver um sistema imunológico saudável, reduzindo potencialmente condições inflamatórias, como o eczema.
O que é dermatite
A dermatite é uma doença que afeta uma em cada cinco crianças, e uma a cada 10 adultos. Se trata de uma condição inflamatória que causa coceira, ressecamento e rachaduras na pele.
Ainda não foi encontrada uma causa exata para esse quadro. No entanto, especialistas acreditam que esteja ligada à genética e seja induzida pelo mau funcionamento da barreira da pele, permitindo a entrada de alérgenos.
Ela ainda não tem cura, mas os sintomas podem desaparecer com o passar do tempo. Os médicos podem prescrever hidratantes e medicações, a depender do caso.