Creche para cachorro é a solução para pets agitados, diz veterinário
A creche para pets é um serviço que proporciona os cuidados necessários aos animais durante os momentos em que estão longes dos tutores
atualizado
Compartilhar notícia
Ter um animal de estimação demanda cuidado e, principalmente, muita atenção. Alguns tutores, no entanto, precisam trabalhar ou passar longas horas fora de casa. Como resposta a esse problema, muitos optam por deixar os cães em creche para pets, um tipo de serviço desenvolvido para receber os bichinhos na ausência dos donos.
A creche para pets se assemelha com hotel para cachorro, entretanto, este tipo de espaço foi criado para os tutores deixarem seus cães por apenas um período do dia. Por lá, os animais são cuidados por uma equipe especializada que proporciona os cuidados necessários durante os momentos em que estão longes dos donos.
De acordo com Gustavo Campelo, especialista em comportamento animal e criador do Animais Podcast, a creche para pets agrega diversos benefícios aos filhos de quatro patas. Além de seguir uma série de atividades que os mantêm entretidos, contribui para o adestramento e ainda relaxa os doguinhos.
“Se o serviço é bem estruturado com uma equipe bem treinada e atenta a questões comportamentais, a creche possibilita que cães desempenhem comportamentos naturais da espécie e isso aumenta a qualidade de vida deles”, explica o expert com mais de 30 anos de experiência na área.
Gustavo afirma ao Metrópoles que os cães são animais ativos e que vivem em grupos. Por isso, os tutores têm uma certa dificuldade em acalmá-los. “Uma das maiores dificuldades das famílias é gastar energia dos cães de forma adequada. A creche pode ajudar muito nesse sentido.”
Rotina
A animação começa cedo com a chegada dos animais na creche. As atividades são diversificadas, mas normalmente envolvem brincadeiras, interações sociais entre os peludos e momentos de relaxamento. Em alguns locais, refeições são servidas conforme as necessidades de cada bichinho.
O serviço oferece atenção personalizada direcionada a cada animal, proporcionando não apenas diversão, mas também um ambiente acolhedor que atende às suas exigências físicas e emocionais. A ideia é proporcionar aos tutores a tranquilidade de saber que seus companheiros estão aproveitando cada momento.
Indicações
Não há restrições para colocar os pets na creche. Porém, é importante destacar que há casos em que esse ambiente não é recomendado. “Todos os cães de maneira geral podem frequentar uma creche. As exceções são cachorros agressivos, mal socializados e filhotes medrosos”, elucida Gustavo.
Assim como qualquer decisão importante, antes de fechar o serviço é preciso se atentar a alguns fatores. “Assim como em uma escola de crianças, alguns comportamentos podem ser prejudiciais, como um início de briga. Por isso, a importância de escolher bem um lugar com uma equipe experiente”, diz Gustavo.
Dicas antes de escolher
Se você pretende colocar seu pet na creche, Gustavo deu algumas dicas para o Metrópoles. Tome nota:
- Procure indicações confiáveis e com boas avaliações na internet;
- Evite creches lotadas;
- Veja se o espaço atende às questões de limpeza;
- O ideal é ter no máximo 10 cães para cada monitor.