Confira uma opção de ceia deliciosa e exclusiva para os pets
O menu foi desenvolvido por uma médica veterinária e contempla entrada, prato principal e sobremesa
atualizado
Compartilhar notícia
As festas de fim de ano são marcadas por ceias fartas, com uma sequência invejável de pratos salgados e doces. Como os pets não são bobos e amam um petisco, a maioria das comidas servidas acaba deixando os animais com muita vontade de participar da festa. Entretanto, devido aos riscos de intoxicação e outros problemas ligados à saúde intestinal, os alimentos típicos do Natal não podem ser oferecidos a eles.
No entanto, os bichinhos também podem ter uma noite especial e se deliciar nas festas de final de ano. Pensando neles, a médica veterinária Thaís Matos, da DogHero, preparou uma ceia deliciosa para os pets. As combinações englobam entrada, prato principal e sobremesa.
Lembrando que, no caso de cães com restrições alimentares ou alergias, é recomendável consultar o veterinário antes de elaborar os quitutes.
Confira!
Entrada: patê caseiro para pets
Ingredientes
Um pedaço de fígado bovino
250g de carne moída
Dois pacotes de gelatina incolor sem sabor
Modo de preparo
Primeiro, prepare a gelatina seguindo as instruções da embalagem. Depois, bata o fígado e a carne moída no liquidificador por cerca de 2 a 3min. Quando os ingredientes ficarem com uma consistência pastosa, misture, em um recipiente, a gelatina com a pasta de carne. Leve à geladeira por cerca de 4h. Depois, é só servir.
“Essa receita é uma boa alternativa para dias festivos, como os dessa temporada de fim de ano, em que você deseja oferecer algo de diferente, como forma de agrado, para seu filhote de quatro patas. Vale lembrar que ela não deve substituir sua alimentação regular”, orienta Thaís.
A veterinária acrescenta: não é recomendado que pets comam fígado diariamente, principalmente os cães. Por isso, o patê deve ser oferecido somente em ocasiões especiais, como na ceia de Natal, por exemplo.
“Se seu cachorro não está acostumado a comer carne com frequência, dê porções pequenas para que ele não apresente algum distúrbio gastrointestinal, a famosa dor de barriga. Cachorros com doenças hepáticas ou renais não devem receber esse tipo de comida”, acrescenta a profissional.
Prato principal: almôndega de carne
Ingredientes:
500g de carne moída
½ xícara de farinha de aveia
Uma pitada de sal
Um fio de azeite
Modo de preparo:
Misture a carne com o sal e a farinha de aveia até que ela ganhe uma consistência mais uniforme. Depois, forme as bolinhas de almôndega e deixe descansar por 10min. Unte uma assadeira com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 a 35 min (o tempo de preparo pode depender do tamanho das almôndegas). Quando estiverem prontas, espere esfriar e dê ao seu cãozinho um pouco por dia como petisco ou junto à ração.
Essa receita rende várias porções. Depois de prontas, as almôndegas podem ser guardadas na geladeira por até três dias, ou serem congeladas. Se seu pet é de porte pequeno, vale diminuir a quantidade dos insumos para evitar exageros e desperdícios.
Sobremesa: cupcake de banana e cenoura
Ingredientes
1 ovo grande
1 banana
⅓ xícara de chá de manteiga de amendoim sem açúcar
1 xícara de cenoura ralada
⅓ xícara de chá de óleo vegetal
¼ xícara de chá de mel
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
⅓ xícara de chá de farinha de aveia
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
Pasta de amendoim cremosa sem açúcar
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C por cerca de 10min. Em um recipiente grande, misture o ovo, banana, cenoura, manteiga de amendoim, óleo e mel. Em outro, a farinha, bicarbonato e aveia. Depois, leve os ingredientes úmidos e secos em uma única tigela. Preencha forminhas de cupcake untadas com a massa e leve ao forno por 15 a 20min. Desenforme e finalize com a pasta de amendoim em cima do cupcake. Sirva.
“Esse ‘doce’ tem ingredientes bastante nutritivos. A banana é uma fruta rica em vitaminas (A, B6 e C), fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio) e pode ser oferecida sem excesso. A farinha de aveia é uma importante fonte de fibras que auxilia o sistema digestivo, enquanto a cenoura é rica em vitamina A”, explica Thaís.
A veterinária reforça que nenhuma receita é recomendada para cães alérgicos ou intolerantes a um ou mais ingredientes. Na dúvida, consulte um veterinário.