Confira as principais doenças que atingem cães da raça pitbull
Se você está querendo ter um pit bull para chamar de seu, é importante entender melhor como funciona a saúde do animal
atualizado
Compartilhar notícia
Cada animal é único e o quadro de saúde deles pode variar de acordo com o cuidado de cada tutor. Entretanto, alguns outros fatores, como a alimentação e o ambiente em que vivem, podem influenciar no tipo de doença que atinge o animal. A raça pode ser também um fator determinante para as enfermidades, logo, alguns males podem ser comuns entre os cães da raça pit bull, como dermatose sensível e lábio leporino.
E, se você está querendo ter um pit bull para chamar de seu, é comum buscar informações para entender um pouco mais sobre o comportamento, saúde e até mesmo a personalidade do animal. Isto garante que você tentará, ao máximo, proporcionar a melhor qualidade de vida para ele, sem surpresas.
Pensando em preparar o tutor para lidar melhor com a saúde do pit bull, veja essa lista com as principais enfermidades que acometem a raça. Confira:
1 – Displasia de cadeira
Essa doença está diretamente relacionada aos cães de grande porte. No caso do pit bull, a doença pode ser adquirida de maneira hereditária, uma vez que o corpo não tenha se formado adequadamente, embora aparenta estar normal.
Se o o cão tiver a enfermidade, você notará o animal mancando muito pois provavelmente ele estará sentindo dor, pois o fêmur possui um desajuste com relação a cavidade da cadeira. Em outras palavras, o fêmur não está devidamente encaixado em sua posição correta para que o cão ande normalmente (e sem dor). Por isso, o animal deve ser levado com urgência ao médico veterinário para que o tratamento adequado seja realizado.
2 – Lábio leporino
O lábio leporino é uma situação que pode provocar muito sofrimento ao cão. Agora, se for uma disfunção leve, não haverá muito problema. O cão apenas terá uma mal-formação dos lábios o que acaba sendo perceptível, mas não chega a incomodar. Agora, se o problema for grave, é preciso intervir com cirurgia. Basicamente, este problema faz com que os lábios do animal tenham algum tipo de formação que atrapalhe para comer, latir, manter a boca fechada, etc.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.