Ciência comprova que cães compreendem os sentimentos humanos básicos
Assim como os humanos, os cães têm sentimentos e compreendem nossas reações básicas; a ciência tem se empenhado em mostrar isso
atualizado
Compartilhar notícia
A imensa maioria dos tutores defende que os cães, considerados “filhos de quatro patas”, compreendem os tutores profundamente, interpretando os sentimentos e emoções — e reagindo a eles. Isso, para muitos, é apenas uma comprovação empírica, mas a ciência vem mostrando que se trata de um fato real do cotidiano.
A capacidade de compreensão dos cães tem se tornado mais evidente nas últimas décadas, porque os peludos adquiriram outro status, tornando-se principalmente animais de companhia, apesar de também exercerem outras funções.
Com a proximidade entre humanos e cães, ficou claro que os pets compreendem os sentimentos básicos e reagem a eles de acordo com cada situação específica: alegria, tristeza, raiva e comemoração.
Um estudo do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), publicado no final de 2021, mostra que os cães conseguem prever o comportamento humano somente olhando para a fisionomia dos tutores e familiares próximos.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.