metropoles.com

Cachorros são seres racionais ou irracionais? Pesquisador explica

Um pesquisador holandês apresentou inúmeras situações que evidenciam os cachorros e outros animais como seres racionais. Entenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
cachorro preto e branco atrás de uma cortina
1 de 1 cachorro preto e branco atrás de uma cortina - Foto: Getty Images

De acordo com o vocabulário, o termo “racional” é usado para descrever o ser que pensa, é dotado e faz uso da razão. Nos últimos dois séculos, os seres classificados como racionais são exclusivamente os humanos, em contraposição a todos os demais animais, inclusive os cachorros e outros pets, categorizados como irracionais: apenas reagem aos estímulos do meio em que estão inseridos.

Mas a inteligência não é uma prerrogativa humanaConvivendo com cães há alguns milênios, todos nós podemos identificar inteligência e racionalidade em muitas de suas atitudes. Isto ocorre também com outros animais, mas os cachorros estão presentes em nosso cotidiano e, por isso, fica mais fácil deparar-se com comportamentos racionais.

Instinto e inteligência

A partir do século 19, a ciência humana desenvolveu os critérios de instinto e inteligência. O primeiro seria uma forma rudimentar (e repetitiva) de executar as tarefas cotidianas. A inteligência, por outro lado, estaria restrita aos “seres racionais”.

Um conceito romano antigo chegou a ser empregado para designar humanos e os outros animais: “anima nobili” e “anima villi” — almas nobres (nós) e almas vis (todos os outros animais, inclusive os cães). Estes termos chegaram até mesmo a justificar experimentos científicos dolorosos, como vivissecções, ignorando que as sensações, emoções e a capacidade de prever são comuns a todo o reino animal.

Seres sencientes

A divisão entre racionais e irracionais já foi aposentada há algum tempo. Atualmente, a biologia reúne todos os seres no domínio da vida, que, por sua vez, é subdividido em cinco reinos: Animal, Vegetal, Fungi (que abrange os bolores, leveduras e cogumelos, inclusive os microscópicos), Monera (das bactérias e arqueias, os seres mais primitivos e também os mais numerosos no planeta) e Protista (dos seres que não se enquadram nos demais reinos).

 

Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?