Cachorros são seres racionais ou irracionais? Pesquisador explica
Um pesquisador holandês apresentou inúmeras situações que evidenciam os cachorros e outros animais como seres racionais. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com o vocabulário, o termo “racional” é usado para descrever o ser que pensa, é dotado e faz uso da razão. Nos últimos dois séculos, os seres classificados como racionais são exclusivamente os humanos, em contraposição a todos os demais animais, inclusive os cachorros e outros pets, categorizados como irracionais: apenas reagem aos estímulos do meio em que estão inseridos.
Mas a inteligência não é uma prerrogativa humana. Convivendo com cães há alguns milênios, todos nós podemos identificar inteligência e racionalidade em muitas de suas atitudes. Isto ocorre também com outros animais, mas os cachorros estão presentes em nosso cotidiano e, por isso, fica mais fácil deparar-se com comportamentos racionais.
Instinto e inteligência
A partir do século 19, a ciência humana desenvolveu os critérios de instinto e inteligência. O primeiro seria uma forma rudimentar (e repetitiva) de executar as tarefas cotidianas. A inteligência, por outro lado, estaria restrita aos “seres racionais”.
Um conceito romano antigo chegou a ser empregado para designar humanos e os outros animais: “anima nobili” e “anima villi” — almas nobres (nós) e almas vis (todos os outros animais, inclusive os cães). Estes termos chegaram até mesmo a justificar experimentos científicos dolorosos, como vivissecções, ignorando que as sensações, emoções e a capacidade de prever são comuns a todo o reino animal.
Seres sencientes
A divisão entre racionais e irracionais já foi aposentada há algum tempo. Atualmente, a biologia reúne todos os seres no domínio da vida, que, por sua vez, é subdividido em cinco reinos: Animal, Vegetal, Fungi (que abrange os bolores, leveduras e cogumelos, inclusive os microscópicos), Monera (das bactérias e arqueias, os seres mais primitivos e também os mais numerosos no planeta) e Protista (dos seres que não se enquadram nos demais reinos).
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.