Cachorros e a TV: o que os animais enxergam na telinha?
Até os dias de hoje, a certeza é que os cães não visualizam o mundo como o ser humano
atualizado
Compartilhar notícia
Há animais de estimação que sabem sentar, dar a patinha, alcançar um objetivo, se fingir de morto e deitar na hora indicada. Mas, você sabia que existe uma relação entre cachorros e a TV? Por exemplo, um pastor alemão chamado Falco virou uma celebridade mundial ao choramingar quando assistia a cena da morte de Mufasa no filme O Rei Leão.
Será que o animal sabia o que estava assistindo? Os vídeos de cães interagindo com programas, séries ou filmes são populares na internet. A publicação com Falco ultrapassou a marca de um milhão em 60 dias. Todavia, a ciência ainda não comprovou se há um entendimento a respeito do que está sendo exibido na telinha e o que eles percebem.
De acordo com reportagem do jornal, El País, ainda não é possível cravar como os bichinhos enxergam, compreendem ou se emocionam com a televisão. Uma pesquisa realizada em 2016 com 320 cães de raças diferentes (poodles, dachshunds e chihuahuas) descobriu que o comportamento dos cachorros e a TV varia muito.
Além disso, dois animais na mesma residência podem reagir de forma distinta. Por exemplo, alguns podem choramingar, procurar algo atrás do aparelho e até ignorar tudo. Essas ações tendem a mostrar que o bichinho assimila o que está sendo transmitido. A questão é que essa pesquisa foi considerada pequena e não apresentou os resultados generalizados.
Leia a matéria completa no Portal do Dog