Cachorro treinado para detectar drogas vira policial em aeroporto
Um chihuahua foi treinado para rastrear drogas e está trabalhando como policial na Colômbia
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo agente está colocando os traficantes de drogas colombianos em apuros. Um cãozinho chihuahua – uma das menores raças caninas – foi treinado como rastreador e está atuando como minidetector em um aeroporto do país.
O cão policial desenvolve as suas atividades normalmente, inclusive vestido com uniforme, parecido com o dos seus “colegas”. Apesar de a função geralmente ser desenvolvida por animais maiores, como golden retrievers e pastores alemães e belgas, o chihuahua está fazendo sucesso.
Ele consegue se locomover nas esteiras de bagagens do aeroporto e tem “o dom” de se enfiar em qualquer cantinho nas aeronaves que pousam e decolam do Aeroporto Internacional de El Dorado, em Bogotá, a capital da Colômbia.
O trabalho
Diariamente, o chihuahua é levado pelo seu adestrador (e parceiro) até o aeroporto, onde permanece por até seis horas – mas, normalmente, é liberado do trabalho antes de cumprir toda a jornada.
O pequeno cãozinho tem a companhia de alguns grandalhões na tarefa de farejar drogas e impedir que elas sejam levadas para fora do país – a Colômbia é um dos principais produtores de pasta de coca, a matéria-prima para a cocaína, vendida por altos preços no mundo inteiro, apesar de, evidentemente, o consumo (e até mesmo o porte) ser ilegal.
Leia a matéria completa completa no Cães Online, parceiro do Metrópoles.