Cachorro tem TPM? Confira os mitos e verdades sobre as cadelas no cio
O período fértil dos cães pode apresentar alterações físicas na região íntima e mudanças de comportamento por causa dos hormônios
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como os seres humanos, as cachorras e outros mamíferos também passam pelas alterações hormonais, que no caso dos pets, é conhecido como o período de cio. Com isso, algumas mudanças comportamentais podem ser observadas, além dos sintomas físicos que indicam o período fértil do animal.
O período do cio é o momento em que as cadelas entram na fase adulta, podendo trazer mudanças no temperamento, como, por exemplo, a Tensão Pré Menstrual, ou a TPM em cães. A cadelinha ovula igual uma menstruação feminina, mas só poderá ficar prenhe durante este período. O primeiro cio das cadelas ocorre a partir do 6º mês de vida, porém, algumas raças como de porte grande, podem levar até o 1º ano para começar a ovular.
Dessa maneira, o cio em cachorros dura em média 21 dias, se repetindo de 6 em 6 meses, o que resulta em 2 vezes ao ano que a cadela passará pelo período fértil. Entre os principais sintomas físicos, estão: o sangramento da região genital, alteração do tamanho da vulva e desequilíbrios hormonais como a TPM animal. A cadela que sofre com a questão pode apresentar alterações de humor, principalmente nos primeiros dias, podendo ficar mais carente, sensível e apegada com o tutor.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.