Cachorro comendo terra: o que pode ser?
A prática pode ser feita tanto por filhotes, quanto cães adultos
atualizado
Compartilhar notícia
A geofagia, nome científico criado para indicar a prática de ingerir terra, pode ser encontrada em todas as raças de cães, mas as causas que levam a ela podem ser múltiplas.
Esse comportamento é típico dos filhotes, que exploram o mundo através dos dois principais sentidos: o olfato e o paladar. Para um filhote curioso sobre o que o rodeia, nariz e boca são as ferramentas básicas a serem usadas para esse fim. Mas como é que até os cães mais adultos são levados a implementar essa mesma prática?
Uma das razões possíveis é uma deficiência mineral ou nutricional na dieta do cão. O cachorro pode não receber nutrientes essenciais para a saúde e, portanto, buscá-los instintivamente na terra. A vitamina B1 ou minerais essenciais, como cálcio e fósforo, estão presentes no solo. Para entender se essa é a verdadeira motivação que leva o cão a se alimentar de terra, basta observar o comportamento. Assim, se ele usa a língua para explorar lentamente o chão, é provável que esteja procurando por nutrientes.
Ao mesmo tempo, pode acontecer que o cachorro esteja procurando alimentos que foram enterrados ou que entraram recentemente em contato com o solo. Seu olfato altamente desenvolvido leva, nesse caso, o cão a cavar a terra de maneira eufórica e excitada, na esperança de encontrar algum alimento específico.
Leia a matéria completa no Portal do Dog.