Cachorro com dificuldade para andar: o que pode ser?
Quando um cachorro apresenta dificuldades para andar, as causas podem ser leves ou severas. Veja o que fazer e como cuidar do animal
atualizado
Compartilhar notícia
Existem muitos motivos determinantes para o problema: quando um cachorro apresenta dificuldade para andar ou mesmo para se manter de pé, o fato não deve ser ignorado pelos tutores. Os cães são bastante resistentes à dor e, quando exibem sinais e sintomas, algo muito sério pode estar acontecendo.
A dificuldade para andar pode ser resultante de incidentes leves — por exemplo, um espinho nos dedos ou nos coxins plantares (as almofadinhas presentes nas patas). A providência inicial é inspecionar as patas, em busca de algum objeto que esteja provocando a dificuldade para andar.
Se nada aparente puder ser encontrado, o tutor deve flexionar gentilmente as articulações dos membros anteriores e posteriores, em busca de sinais de desconforto ou incômodo (inclusive na escápula e no quadril). O cachorro também pode apresentar sensibilidade ao toque nos músculos, especialmente nas pernas, mas também na linha superior do dorso.
Problemas passageiros
O problema pode ser passageiro. O cachorro pode machucar as patas com objetos perfurantes e pontiagudos, com pedregulhos e até mesmo com cacos de vidro. Se não houver ferimentos aparentes, o melhor a fazer é deixá-lo descansar por algumas horas, verificando de tempos em tempos se a dor cede. Do contrário, é preciso consultar um veterinário.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.