Cachorro cego salva garota de afogamento em riacho
A lealdade canina deve ser celebrada. Cego, este cachorro salvou uma garota que estava se afogando
atualizado
Compartilhar notícia
Norman é um belo cachorro da raça retriever do labrador, que foi abandonado e encaminhado a um abrigo nos EUA. Ele estava destinado a salvar uma garota de um afogamento, mas ninguém sabia disso ainda.
Adotado por um casal de Seaside, uma pequena cidade no Oregon (noroeste dos EUA), ele mantinha uma rotina normal, apesar da cegueira. E foi durante um dos passeios favoritos do labrador, um piquenique à margem do Necanicum, um riacho estreito e curto (34 quilômetros), que tudo aconteceu.
O salvamento
Norman comportou-se normalmente no trajeto. Mas a conduta do cachorro modificou-se totalmente quando eles chegaram à margem do rio: ele ficou ansioso no carro e, assim que Annette estacionou, ele pulou e correu para longe.
A tutora ficou preocupada e correu atrás do cachorro. Sem enxergar nada, ele poderia facilmente se meter em encrencas. Mas, como se fizesse isso todos os dias, Norman saltou decididamente na correnteza do Necanicum para salvar Lisa Nibley, uma garota de 15 anos que morava na região.
Ela estava acostumada a nadar no rio, mas, naquele dia, a correnteza mais forte a estava arrastando em direção à foz. Sem enxergar, Norman se orientou pelos gritos de Lisa. Ele enfrentou a água sem medo e apenas parava de nadar para resolver a direção que deveria seguir. Ele parecia se mover como um exímio salva-vidas.
Retrievers do Labrador são famosos pelas suas qualidades de natação e mergulho. No século 19, quando a raça foi desenvolvida no Canadá (na península do Labrador), estes cães auxiliavam os pescadores na lida com as embarcações e recuperavam as presas abatidas que caíam na água.
Leia mais sobre o caso no Cães Online, parceiro do Metrópoles.