Brincadeira comum entre tutores e cães pode ser fatal. Entenda
Brincar com a água da mangueira pode ser mortal para os cães. Veterinário explica por que você deve fugir da prática
atualizado
Compartilhar notícia
Um veterinário alertou sobre uma prática perigosa que os tutores costumam fazer com os pets em casa.
Em vídeo publicado no TikTok, Andrew Jones disse que brincar com a água da mangueira pode ser potencialmente mortal para os cães. O motivo é a intoxicação causada pela hidratação excessiva.
Andrew começou a postagem mostrando o vídeo de uma pessoa regando as plantas com o cachorro do lado. Segundos depois, o animal é visto engolindo o máximo de água que saia da mangueira. Ao final do clipe, o veterinário explicou que isso não é uma boa ideia.
“O cachorro pode morrer de intoxicação por água. Essa brincadeira pode causar inchaço cerebral, levando a convulsões, coma e até a morte”, disse Andrew. Segundo o especialista, a água é absorvida rapidamente pelo animal ao borrifar a mangueira em seu rosto.
Segundo o veterinário, a ingestão de grandes volumes desse líquido em um curto período de tempo perturba a função cerebral do cão. Andrew ainda ressaltou que o excesso de líquidos pode criar um desequilíbrio de eletrólitos no corpo do bichinho, causando uma reação tóxica.
Em entrevista ao portal The Sun, um porta-voz da clínica britânica The Wildest disse que os sintomas de intoxicação por água em cães incluem falta de coordenação, salivação excessiva e náusea. “Também podemos citar letargia, inchaço, vômito, pupilas dilatadas e olhos vidrados.”
Já os sintomas avançados incluem dificuldade para respirar, colapso, perda de consciência e convulsões.
Caso o seu cão apresente algum destes sinais, é recomendável levá-lo a um veterinário imediatamente.