Bem velhinhos! Descubra cinco animais que podem viver mais de 100 anos
Alguns animais podem viver mais de 100 anos — até por 500 anos. Entenda as características que tornam esses bichos tão longevos
atualizado
Compartilhar notícia
Pode parecer inacreditável, mas alguns animais vivem mais de 100 anos. A longevidade extraordinária desses seres resulta da combinação de diversos fatores biológicos e ambientais, como uma taxa metabólica lenta, habilidade para armazenar energia e resistência a doenças, entre outros aspectos.
Se você ficou curioso para saber quais animais podem viver mais de 100 anos, confira a lista abaixo.
Baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus)
A baleia-da-groenlândia é um mamífero marinho que pode viver mais de 200 anos. Isso porque sua grande massa corporal, seu metabolismo lento e a capacidade de armazenar energia em camadas de gordura permitem resistir a longos períodos sem comida.
Essa espécie pode ser encontrada nas águas árticas e subárticas do hemisfério norte. Além disso, a baleia-da-groenlândia é a maior membro da família dos cetáceos e pode atingir comprimentos de até 18 metros, com um peso de até 75 toneladas.
Tartaruga-gigante-de-galápagos (Chelonoidis nigra)
A tartaruga-gigante-de-galápagos é conhecida por viver mais de 100 anos. Alguns fatores contribuem para sua longevidade, a exemplo da dieta herbívora, do metabolismo lento e das adaptações evolutivas, que permitem armazenar água e alimentos por longos períodos.
Nativas das Ilhas Galápagos, elas podem atingir peso de até 400 quilos e medir mais de 1,8 metros de comprimento. Suas carapaças têm formato de domo, podendo variar em padrões e cores, que incluem tons de cinza, marrom ou preto.
Tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus)
Essa espécie de tubarão pode viver por mais de 400 anos devido a sua taxa metabólica extremamente baixa e sua adaptação à águas frias. Elas são encontradas nas águas frias do Ártico e do Atlântico Norte, incluindo regiões próximas a Groenlândia, Canadá, Noruega e Islândia.
Tuatara (Sphenodon punctatus)
A tuatara é um réptil da Nova Zelândia que pode viver mais de 100 anos. Sua taxa metabólica baixa e a ausência de predadores naturais contribuem para a longevidade. Essa espécie possui corpo de tamanho médio, com cerca de 60 centímetros de comprimento, e uma cauda longa. Apresenta também uma pele escamosa e cristas espinhosas ao longo das costas.
Molusco bivalve (Arctica islandica)
Alguns exemplares desse molusco bivalve podem viver surpreendente 500 anos de vida. Sua longevidade é atribuída ao crescimento lento e ao metabolismo baixo. As espécies são encontradas em águas frias e profundas do Atlântico Norte e vivem enterradas em sedimentos marinhos, alimentando-se de partículas orgânicas e planctônicas.