Atenção! Veterinária dá dicas para evitar que o cão se torne agressivo
A enfermeira veterinária Gemma Renwick compartilhou dicas essenciais para prevenir uma situação perigosa com os cães
atualizado
Compartilhar notícia
Talvez poucas pessoas sabem, mas antes de um cão começar a rosnar ou mostrar os dentes, existem outros sinais que demostram que ele pode se tornar agressivo. Quem afirma é a enfermeira veterinária Gemma Renwick, que deu detalhes curiosos sobre o comportamento dos peludos.
Em entrevista ao tablóide The Sun, Renwick afirmou que qualquer raça pode mostrar sinais de agressão, pois é uma “maneira natural” dos cães comunicarem que estão se sentindo ameaçados. Por isso, eles precisam de experiências positivas desde filhotes para aprenderem a não usar a agressão de forma inadequada.
“Os filhotes possuem sinais sutis de que estão com medo e só se tornam agressivos quando sentem que não têm outra opção. É importante tentar evitar situações em que o pet sinta que precisa se comportar de forma agressiva e tirá-lo rapidamente desse ambiente assim que começar a mostrar sinais de desconforto”.
O instinto de caça dos cães, como correr e pegar um alimento, também pode fazer com que pareçam agressivos. Os tutores, entretanto, devem lembrar que é uma ação natural dos cachorros. “Se você sabe que seu cão tem um forte instinto de perseguição, é importante mantê-lo sob controle perto de gados e da vida selvagem”, recomendou a veterinária.
Outra dica muito importante de Renwick é que os cães precisam ter uma boa experiência e recordação antes de deixá-los sem coleira em qualquer lugar público. Isso pode ser alcançado com um treinamento positivo baseado em recompensas, como petiscos.
Atenção
Socialização, treinamento baseado em recompensas e aprendizado sobre a linguagem corporal dos cães são outros conselhos de Renwick para impedir que um cachorro se torne agressivo. Além disso, caso o pet esteja com problemas de comportamento, o ideal é levá-lo ao veterinário.
“Um cão bem socializado tem menos probabilidade de sentir medo, por isso é menos provável que se comporte de forma agressiva. Não se esqueça de recompensar o seu cão quando ele ficar calmo porque isso pode ajudá-lo a aprender que essa é uma boa maneira de se comportar no futuro”.