Aprenda a identificar se o seu pet está no cio — e como acalmá-lo
O seu pet entrou no cio? Confira a recomendação de especialistas para cachorros machos e fêmeas
atualizado
Compartilhar notícia
O cio é o período fértil em que as fêmeas da maioria das espécies de mamíferos podem engravidar. Tecnicamente, portanto, apenas as fêmeas entram no cio. Contudo, os machos também apresentam sintomas e é importante que os tutores aprendam a reconhecê-los para acalmá-los.
Os machos não entram no cio, mas todos os cachorros adultos saudáveis e não castrados são capazes de identificar a presença de uma fêmea disponível para o acasalamento. Eles detectam a possibilidade por meio do olfato, mesmo que as parceiras em potencial estejam a alguns quilômetros de distância.
Com a aproximação do cio, quase todas as cadelas se tornam mais amigáveis: esse é o primeiro alerta para os tutores (que não desejam ser “avós”) evitem que as peludas entrem em contato com os machos.
Nos dias seguintes, as cachorras passam a apresentar sangramentos pela vulva. Elas podem se mostrar mais sensíveis e arredias. As mudanças comportamentais começam a surgir. Gradualmente, a genitália fica cada vez mais exposta, predispondo-se ao acasalamento.
Leia a matéria completa no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.