App de inteligência artificial promete “traduzir” os miados dos gatos
O aplicativo funciona de forma gratuita e traduz os miados dos em sentenças humanas; veja como funciona!
atualizado
Compartilhar notícia
Se há uma vontade que une os tutores de qualquer animal de estimação é a de entender o que os seus pets estão tentando dizer com seus latidos, miados e grunhidos. Aos donos de gatos que guardam esse desejo, eis uma boa notícia: uma nova inteligência artificial promete “traduzir” os diversos tipos de miados dos bichanos para palavras humanas.
A ideia da plataforma MeowTalk é interpretar as conversas dos felinos pelas entonações expressadas, com uma efetividade de 90%.
Os gatos têm um sistema próprio de comunicação, criado para interagir com os seres humanos, uma vez que os felinos não precisam da vocalização para se comunicarem – eles já se entendem pelo cheiro. Por isso, a MeowTalk utilizou 11 intenções gerais dos felinos para identificar os pedidos dos gatos, que são:
- Feliz/contente;
- Triste;
- Zangado;
- Lutar;
- Chamada da mãe;
- Chamada de acasalamento;
- Em sofrimento;
- Descansando;
- Caça;
- Aviso;
- Dá-me atenção.
Segundo o site oficial do aplicativo, a tecnologia funciona com um modelo próprio de IA. Os profissionais recolheram mais de 260 milhões de vocalizações felinas, que foram identificados por veterinários especializados durante a investigação científica.
A IA, então, foi treinada com essas vocalizações. “Ela analisa os sons captados pelo seu celular, reconhece os miados dos gatos e interpreta-os em linguagem humana”, explicam.
O aplicativo funciona com a gravação dos miados, que são traduzidos em frases menores, interpretadas pelas entonações dos gatos. Entre as sentenças estão “Me alimente”, “Estou irritado”, ou “Me dê carinho”. Pesquisadores das Universidades de Milão, na Itália, e de Washington, nos Estados Unidos, confirmaram que o aplicativo consegue identificar nove frases felinas com até 90% de precisão.