Animal raro em risco de extinção chega ao Zoológico de Salvador
A espécie selvagem foi enviada para o Zoológico de Salvador para incentivar a reprodução e preservação da biodiversidade brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
O Zoológico de Salvador recebeu um animal raro com risco de extinção nesta última sexta-feira (24/11). Trata-se de uma harpia macho, uma espécie selvagem que foi enviada pelo Zoológico de Itatiba, em São Paulo, para incentivar a reprodução e preservação da biodiversidade brasileira.
A harpia, conhecida como gavião-real, passa agora por um período de adaptação em seu novo lar. Depois, será apresentada à nova parceira, uma harpia fêmea que reside no mesmo recinto ao lado do macho. Os animais conseguem se ver pela tela e ouvem a vocalização uns dos outros.
“Essa é a primeira etapa de aproximação, vai levar alguns meses para que ele fique sozinho com ela. Essa é uma ação criteriosa, que fazemos ao observar o comportamento da fêmea e do macho, porque nessa espécie a fêmea é muito maior que o macho”, contou a gestora do zoológico, Anna Celly.
A ave saiu de São Paulo na terça-feira (21), em uma viagem de avião, e foi acompanhada por especialistas e biólogos até o Zoológico de Salvador. A equipe está observando o comportamento dos animais para que então a copulação ocorra. Isso pode levar entre dois meses a um ano.
Comum no sul da Bahia, as harpias são animais da Mata Atlântica que fazem seus ninhos em árvores com mais de 30 metros de altura. A espécie é criticamente ameaçada de extinção pela perda dos habitats.
Assista ao vídeo neste link.