Animais noturnos? Entenda por que os gatos fazem mais barulho à noite
Alguns gatos exageram nas brincadeiras em horários específicos do dia. Esse comportamento tem um motivo em especial
atualizado
Compartilhar notícia
Quem é tutor de gato provavelmente já percebeu que os felinos têm uma tendência a fazer bagunça durante a noite e a madrugada, atrapalhando o sono dos moradores da casa. Apesar de serem verdadeiros “dorminhocos”, a aparente insônia programada dos pets tem os seus motivos, sendo um deles o fato de que eles são animais crepusculares (ou seja, têm picos de energia ao amanhecer e no anoitecer).
Quem explica é a veterinária Gabriela Delfino. A expert esclarece que o excesso de atividades à noite ou na madrugada ocorre porque os ancestrais selvagens desses animais eram predadores crepusculares. “Isso significa que eles caçavam ao amanhecer e ao entardecer, momentos em que suas presas, como os roedores, estavam mais ativas”, afirma.
Uma vez que os gatos são animais semidomesticados, alguns comportamentos são mantidos em função da sua natureza.
De acordo com a veterinária Raissa Paiva, o estranhamento dos donos pode vir pelas diferenças de comportamento entre os cães e gatos enquanto animais de estimação, fazendo com que os tutores criem uma certa expectativa quanto ao comportamento dos bichanos, que será quebrada.
“Eles não vão agir como os cachorros e por isso fazem o que eles bem querem. Entretanto, há comportamentos que podem ser modulados e trabalhados”, reforça.
Assim, eles guardam energia durante o dia — dormindo bastante — para poder gastá-la à noite. Para aqueles que se incomodam com o excesso de barulho durante a noite e desejam um sono mais tranquilo, algumas técnicas podem ser utilizadas, a fim de evitar esse comportamentos dos gatos.
Entre eles, as profissionais indicam:
- Apostar no enriquecimento ambiental para gatos: segundo Paiva, ter brinquedos em casa irá auxiliar no sono, já que o pet vai gastar mais energia durante o dia com eles.
- Brincar com os felinos antes de dormir: o estímulo irá fazer com que eles fiquem mais cansados, aumentando a probabilidade deles dormirem por mais tempo.
- Ignorar comportamentos noturnos indesejados: Delfino explica que reagir ao comportamento do gato à noite (como dar comida ou atenção) pode reforçar o hábito de ficar acordado nesses horários. “Ignorar pode ajudar a reduzir o comportamento com o tempo”, emenda.
- Alimentação: deixar o gato satisfeito antes de dormir, oferecendo uma refeição maior, irá auxiliar a diminuir a necessidade deles de ficarem tão atentos à noite.