Amigos ou inimigos? Saiba se a briga entre cães e gatos é verdadeira
“Como cães e gatos” é uma expressão que indica relacionamentos difíceis. A briga eterna entre eles é real? Saiba mais
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar do que diz o senso comum — a briga eterna entre cães e gatos é considerada uma verdade inconteste —, as duas espécies não são inimigas, nem competem nos mesmos nichos. A domesticação gerou diversas raças caninas e algumas podem considerar os bichanos como presas, mas esta é uma exceção e não a regra.
Cães e gatos são seres gregários — vivem em grupos relativamente complexos — e, por serem inteligentes e sofisticados, podem aprender outras formas de interação e sociabilização. É isto que costuma acontecer na maioria das casas que abrigam as três espécies (humanos incluídos).
Como cães e gatos
O relacionamento entre humanos e caninos é muito antigo: a parceria já existe pelo menos desde o fim da última Era Glacial, há 14 mil anos, mas pode ser bem mais antiga. Existem evidências de que a caça compartilhada entre as duas espécies já era praticada há algumas centenas de milhares de anos. A longa convivência concedeu aos cachorros diversas vantagens competitivas.
Afinal, eles são testemunhas oculares da construção da civilização humana e foram beneficiados com as nossas mais diversas inovações tecnológicas. Por outro lado, os cachorros se tornaram muito mais dependentes: hoje em dia, os nossos melhores amigos não saberiam o que fazer se, de um instante para outro, se vissem de volta para a vida selvagem.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.