Alimentação natural ou ração? Expert revela a melhor opção para cães
Segundo a veterinária Mariana Moreira Andraschko, a boa alimentação é fundamental para garantir a saúde e bem-estar dos cães
atualizado
Compartilhar notícia
É normal que os pais ou mães de pets tenham dúvidas sobre a melhor alimentação para os cães. Muitos tutores, inclusive, precisam passar pela difícil tarefa de escolher entre ração ou comida natural, buscando encontrar um equilíbrio entre praticidade e bem-estar.
Repleta de benefícios, a ração comercial é formulada para atender às necessidades nutricionais dos cães. Por outro lado, a alimentação natural garante o controle total sobre os ingredientes consumidos pelo animal, conforme explica a médica veterinária Mariana Moreira Andraschko ao Metrópoles.
“É importante considerar que existem rações de diferentes qualidades, assim como a alimentação natural (AN) precisa ser balanceada por um profissional capacitado para ser de qualidade”, elucida a especialista em endocrinologia e nutrologia.
Ao contrário do imaginário popular, optar pela alimentação natural não significa dar as sobras do almoço e jantar ao pet, mas oferecer uma refeição balanceada com ingredientes selecionados. Afinal: qual é a melhor opção para os cães?
Alternativa mais saudável
De acordo com a veterinária Mariana, a alimentação natural é mais vantajosa. Isso porque as refeições podem ser adaptadas para cada tipo de cachorro.
“Neste caso, a comida pode ser ‘montada’ para cada paciente com suas necessidades específicas (intolerância, alergias, palatabilidade, doenças…), além de ser feita com ingredientes frescos e sem conservantes. Caso o tutor queira escolher alimentos orgânicos também é possível”, explica.
@cao_maya Essa quantidade eu comprei para preparar 1 mês de alimentação para a Maya Não tem adicional de suplementação e nem consultas/exames, são apenas esses valores É possivel baratear mais ainda a alimentação variando menos o cardápio e utilizando cortes mais em conta, porém eu acredito nos benefícios da variação de cortes a fim de conseguir suprir todas as suas necessidades e balancear os nutrientes e vitaminas, dessa forma não se faz necessária a suplementação #barf #barfdiet #alimentacaonatural #pastorbrancosuiço #carnivoros #ossoparacachorro ♬ Marolento – Puterrier & Borges
A especialista, no entanto, alerta que a opção deve se encaixar na realidade da família. “Não adianta querer fazer alimentação natural se o tutor não consegue preparar de forma adequada e colocar os suplementos. É preciso dedicação e disciplina”, diz Marina, ressaltando que a escolha vai depender de cada situação.
Benefícios e riscos da alimentação natural
Maior controle sobre a dieta, ingredientes frescos e variedade de nutrientes. A alimentação natural oferece uma série de benefícios para os cães, mas a maior vantagem está em poder balancear as refeições conforme a necessidade de cada animal.
Em relação aos riscos da comida natural, Mariana cita as dietas não balanceadas, que podem causar desnutrição e até problemas de saúde mais graves.
“A utilização de dietas inadequadas pode causar de problemas de pele a desarranjos gastrointestinais. A ração já é balanceada, ‘engessada’ e, geralmente, contém quantidades altas de carboidratos, tornando-a mais prática e completa”, esclarece a especialista.
Para escolher uma ração de qualidade, os tutores precisam verificar as quantidades de proteínas, carboidratos e gorduras no produto. Além disso, Mariana recomenda observar na embalagem quais são os alimentos utilizados em sua produção.
Dicas para fazer a troca de alimento
Fazer a transição de alimentação para os cães é um processo importante para garantir uma mudança saudável na dieta. Por isso, os tutores devem saber como trocar as refeições de forma gradual e eficiente, sempre observando a resposta de cada animal.
“Como regra geral, iniciamos com 75% da ração e 25% de alimentação natural. A cada semana, reduzimos 25% de ração e acrescentamos 25% de AN, até chegar em 100% de AN”, indica a veterinária.
Mariana, então, ressalta que pode ser necessário realizar alguns ajustes e trocas de ingredientes durante o uso da alimentação natural para otimizar a adaptação dos peludos.