Alimentação errada pode causar doenças graves em cães; veja lista
A alimentação errada causa vários problemas aos cães. Confira os dez mais comuns
atualizado
Compartilhar notícia
Má qualidade, em excesso, inadequada para a idade, sexo, porte ou histórico de saúde: a alimentação errada causa uma série de problemas para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos cães. Mesmo os mais resistentes podem sofrer com alguns erros frequentes dos tutores.
É possível escolher entre rações e petiscos industrializados ou preparar comida caseira (que dá mais trabalho). O importante é balancear os ingredientes, para oferecer todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento orgânico e também para a boa aparência dos cachorros.
A quantidade diária, de acordo com o porte e a intensidade das atividades físicas, também é importante. Para os cachorros muito vorazes (e também para os filhotes), é necessário dividir o alimento em pequenas porções, para evitar problemas. Os pequenos podem sofrer com regurgitação e indigestão, enquanto os gulosos, especialmente os grandões, podem inclusive ter uma torção gástrica, que é potencialmente letal.
A comida humana é totalmente contraindicada para os cachorros: nada de alimentá-los com restos da nossa mesa. A lista de ingredientes tóxicos é imensa — a começar pelo alho e cebola, óleos vegetais, sal e condimentos, etc. Os peludos também não devem receber doces (apenas o açúcar natural das frutas).
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.