Alerta: as ceias de final de ano podem ser um perigo para os pets
A maioria dos alimentos servidos nessa época são bastante gordurosos e condimentados, podendo causar problemas a saúde intestinal dos pets
atualizado
Compartilhar notícia
O final do ano chegou e a maioria das pessoas começa a planejar as ceias de Natal e Ano-Novo. Porém, é importante estar atento ao fato de que, para os pets, as delícias servidas nessa época podem não cair muito bem. Por isso, é importante que os tutores forneçam ao animal apenas os alimentos corretos, aqueles os quais eles estão acostumados a comer.
De acordo com a médica veterinária Camila Maximiano, da Clínica Pompeu, a maioria dos alimentos servidos nos banquetes do mês de dezembro podem causar problemas à saúde intestinal dos animais, mesmo que em pouca quantidade. Em grande parte, são tóxicos para os pets, podendo levar os animais a terem graves intoxicações e problemas mais sérios.
“São receitas bastante gordurosas e condimentadas, que podem causar vômitos e diarreia, além da possibilidade de pancreatite. Além disso, chocolates, oleaginosas e as frutas secas tendem a ocasionar lesão renal grave e paralisia muscular temporária. Alimentos como carne, alho e cebola oferecem risco de causar obstrução ou lesão intestinal, e até problemas sanguíneos”, alerta.
Caso você perceba que o animal ingeriu algum dos itens citados, não espere o aparecimento dos sinais e leve-o ao médico veterinário imediatamente. É importante notar, também, algumas informações para um tratamento mais eficaz e rápido, como a quantidade e o tempo em que foi ingerido. Cada alimento ou toxina causam lesões diferentes, e necessitam de tratamento individualizado.
“Caso seu animal apresente diarreia, vômito, apatia, salivação excessiva, dor abdominal e convulsões (em casos graves), procure um serviço veterinário de urgência. Não medique, não provoque vômitos e não dê leite ao animal. Isso pode agravar os sinais e piorar o quadro”, adverte Camila.
Para garantir que tudo corra bem durante as festividades, é importante resistir aos olhares pidões e instruir os convidados a não oferecerem nenhum alimento aos pets.
Além disso, deve-se ficar de olho naqueles mais espertinhos que furtam algumas delícias da mesa.
Uma dica para que seu pet possa participar desse momento é buscar alimentos próprios para pets, como petiscos ou alimento úmido, e oferecer quando a ceia for servida ou deixar disponível durante as festas. “Hoje, há algumas empresas que oferecem panetones, biscoitos e bolos com preparações específicas para os animais. Mais que serem mais saudável para eles, virarão um agrado saboroso de final de ano”, conclui Camila.