Aeroporto contrata gato de 14 anos para ajudar passageiros ansiosos
Apelidado de Duke Ellington Morris, o gato faz parte de um grupo de animais destinados a relaxar os passageiros de um aeroporto dos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO) deu boas-vindas ao seu mais novo funcionário: o gato Duke Ellington Morris. Resgatado das ruas da cidade, o felino de 14 anos integra a equipe da Wag Brigade, um programa que leva animais treinados aos terminais para tornar a viagem dos passageiros mais agradável.
Charmoso, Duke costuma usar um colete escrito “pet me” (acaricia-me, em tradução livre) enquanto interage com os passageiros nos terminais do aeroporto. O bichano ainda possui uma variedade de trajes, que incluem gravata, quepe e até crachá de identificação.
Em entrevista ao jornal local, a tutora Jen Morris disse que adotou Duke em 2010, quando ela e sua filha de 5 anos foram ao abrigo para escolher um novo animal de estimação. O gato, que na época tinha 1 ano, colocou as patas para fora da gaiola, como se tivesse escolhendo a humana que o levaria para casa.
“Ouço minha filha gritando de alegria: ‘Adoro o gatinho preto e branco’. Eu fiquei tipo: ‘Do que você está falando?’”, contou Jen. “Conhecemos Duke e ele estava focado na minha filha e, então, eu pensei: Bem, se um gato quer uma criança de 5 anos como seu próximo guardião, ele não pode ser tão ruim assim”.
Ao levá-lo para casa, Jen acreditou que o felino ficaria nervoso com a sua nova moradia. Duke, no entanto, sempre se mostrou controlado e bastante calmo diante das situações. Mal sabia a tutora que o seu animal de estimação iria confortar milhares de pessoas.
Anos depois, o comportamento descontraído de Duke fez Jen certificar o animal para ser um gato de terapia. Ele, então, começou a trabalhar com pacientes em diferentes hospitais de São Francisco. “Ele era levado em um carrinho e as pessoas que queriam acariciá-lo obtinham a aprovação de seus médicos”, disse.
Duke the rescue cat (full name: Duke Ellington Morris) visits this hospital to help all the patients feel safe. https://t.co/Ovn1qkrbIT pic.twitter.com/dIr1T0WKot
— The Dodo (@dodo) February 1, 2017
Ainda na entrevista, Jen revelou que a agenda de Duke com o programa é flexível. O aeroporto normalmente avisa a tutora quando for precisar do gato e ela decide se eles podem ir.
Conheça o Wag Brigade
De acordo com o site do aeroporto, a Wag Brigade nasceu em dezembro de 2013 para transformar a experiência aeroportuária do país. Hoje, o programa agrega diferentes animais de terapia, que andam pelos terminais para oferecer amor e carinho aos passageiros necessitados.
Duke se juntou a LiLou (o “primeiro porco de terapia animal do mundo”), 15 cães e até um coelho gigante, chamado Alex. Um golden retriever, apelidado de Brixton, é um dos mais antigos funcionários de quatro patas. O peludo visita o SFO há nove anos e nasceu para ser um cachorro de terapia, segundo a tutora.
Ver essa foto no Instagram